Skip to content

Empreendedores levam sabores, artes e produtos na abertura dos shows nacionais do Macapá Verão 2025

Ao todo, 128 empreendedores cadastrados levaram para o festival sabores, artes e produtos diversificados

Por Wellington Barros - Secretaria Municipal de Comunicação Social

A circulação de público fortalece empreendimentos de todos os portes | Foto: Emanuelle Gomes/PMM

O som do Grupo Raça Negra, 1ª atração nacional do Festival Macapá Verão 2025, embalou os corações apaixonados, mas a noite também foi marcada por um espetáculo de empreendedorismo na Praça Jacy Barata Jucá.
 
Ao todo, 128 empreendedores foram cadastrados pela Secretaria Municipal de Habitação e Ordenamento Urbano (Semhou), trazendo sabores, artes e produtos que conectam a cidade à sua essência mais criativa e popular.
 
“Estamos aqui para fazer acontecer e investir no que a gente acredita, essa é a nossa chance”, afirmou confiante a empreendedora Nathalia Monteiro, de 29 anos. Ao lado do marido, Reinaldo Costa, ela abriu um restaurante em casa há 5 meses e decidiu apostar no Macapá Verão para ampliar a renda e fortalecer seu pequeno negócio.

Do outro lado da praça, o cheiro irresistível de carne na chapa atrai multidões para a barraca da empreendedora Luana Sarjes. Ela, o marido e a mãe trabalham juntos vendendo pratos típicos e comida na chapa.
 
“Essa época do ano é essencial pra nossa família. A gente se organiza o ano inteiro pensando nesses dias. É nossa principal fonte de renda”, conta Luana, entre uma chapa e outra, com o sorriso de quem ama o que faz.

Vindos do município vizinho de Santana, o casal de empresários Arlete Santos e Edinaldo Azevedo vieram curtir o show nacional e aproveitar a culinária local.
 

“A gente nem pensa duas vezes quando vem curtir o Macapá Verão. Já começamos com uma carne na chapa, que é tradição. Isso aqui aquece o comércio e ainda promove os pequenos negócios”, destacou Arlete que comprou na barraca da empreendedora Luana Sarjes.

O Macapá Verão, além de atrair multidões para os eventos culturais, é uma engrenagem poderosa de estímulo à economia local. A circulação de público fortalece empreendimentos de todos os portes, gera empregos temporários e aquece setores como transporte, turismo, alimentação e comércio. Para pequenos empreendedores, é a chance de sair da informalidade ou ampliar horizontes.
 
Festival de Inclusão
 
Em mais um ano, um dos destaques do evento foi a área acessível para Pessoas com Deficiência (PCD), coordenada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC). Equipado com estrutura segura e visibilidade privilegiada, o espaço proporciona conforto e inclusão.
 
“A nossa missão é garantir que todos participem com dignidade e respeito. A Área PCD é um passo fundamental para tornar os eventos públicos realmente democráticos”, ressaltou o secretário da SMDHC, Raimundo Costa.

Além da Área PCD o evento teve interpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no palco, para que as pessoas surdas pudessem também aproveitar o show.
 
Segurança, Saúde e Limpeza
 
O evento contou ainda com estrutura de serviços essenciais oferecidos pela Prefeitura de Macapá. A Guarda Civil Municipal (GCMM) esteve com 10 guarnições divididas em pontos estratégicos da Praça e mais de 55 agentes com serviço de patrulhamento preventivo, garantindo segurança ao público.
 
Uma base da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) foi montada no local com materiais de primeiros socorros, e uma equipe de médicos, técnicos em enfermagem e enfermeiros de plantão para atendimentos emergenciais.
 
Para garantir a organização do trânsito no entorno da praça, Equipes da Companhia de Trânsito de Macapá (CTMac), estiveram assegurando a mobilidade e fluidez, além de fiscalizar e orientar os condutores sobre a interdição das vias.

Já a Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana (Semzur) atuou com equipes de limpeza durante toda a programação, mantendo o espaço limpo e acolhedor.
 
 Com música, cultura, trabalho e inclusão, o Macapá Verão mostrou, já no 1º dia, que é muito mais do que um evento, é uma plataforma de sonhos e oportunidades.

Confira mais fotos:

Wellington Barros

Wellington Barros

Verificado
Assessor de Comunicação
242 matérias publicadas

Wellington Diego Barros Paulino é jornalista em formação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e ingressou na Prefeitura Municipal de Macapá como estagiário em 2021. Atualmente, atua como assessor de comunicação, sendo responsável pela SEMHOU, SEMTRADI e GCMM. Além da experiência na Prefeitura de Macapá, Wellington também atuou em projetos da UNIFAP, como social media no Programa de Formação, Aperfeiçoamento, Qualificação Profissional e Idiomas (Profid) e como produtor de conteúdo para a Agência Experimental de Comunicação (AGCOM).

Mais publicações de Wellington Barros Verificado

Assessor de Comunicação