Skip to content

“A tatuagem também pode ser um instrumento para cuidar do próximo”, diz tatuadora sobre 20ª edição do Tatoo Solidário 

Evento, que segue até o dia 5 de julho, das 8h às 20h, já é tradição na cidade e acontece em parceria com a a Prefeitura de Macapá

Por Wellington Barros - Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação

Desenhos de até 5 cm saem por R$ 50 mais 2 kg de alimentos, enquanto artes maiores têm valores combinados diretamente com os tatuadores | Foto: Merlin Pires/PMM

A 20ª edição do Tattoo Solidário de Verão teve início nesta quinta-feira (3), no Shopping Popular de Macapá, celebrando arte na pele e solidariedade no coração. O evento, que segue até o dia 5 de julho, das 8h às 20h, já é tradição na cidade e vem fortalecendo sua missão de transformar tinta em generosidade.
 
Com uma proposta inovadora, o projeto convida o público a trocar alimentos não perecíveis por tatuagens: desenhos de até 5 cm saem por R$ 50 mais 2 kg de alimentos, enquanto artes maiores têm valores combinados diretamente com os tatuadores, além da doação de 3 kg de alimentos. Os alimentos arrecadado serão doados para pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social.
 
Mais do que um encontro entre agulhas e tintas, o projeto é uma plataforma de transformação social. Entre os artistas está a veterana Francisca Kaunna, conhecida como Fada Tattoo, que participa da ação desde sua primeira edição.
 
“É um privilégio fazer parte dessa história desde o começo. A cada edição, mostramos que a tatuagem também pode ser um instrumento para cuidar do próximo. Para alguns, 2 quilos de alimento não significa muita coisa, mas para quem recebe, as vezes é tudo o que eles tem para comer”, declarou Fada.

Ao lado dela, nomes como Naldo, Bruxa, Moose, Mandrágora e Zico completam o time de profissionais que doam seu talento em nome de uma causa maior.
 
Esta é a 4ª vez que o evento conta com o apoio da Prefeitura de Macapá, sendo a 2ª realizada no Shopping Popular. A coordenação da parceria é da Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi), que acredita no poder da cultura urbana como motor de inclusão.
 
A secretária da Semtradi, Marciane Costa, ressalta a importância dessa união. “O Tattoo Solidário é mais do que estética, é sobre empatia. Cada pessoa que participa está contribuindo com um gesto de amor. Ficamos felizes em apoiar mais uma vez uma iniciativa que une beleza, solidariedade e cidadania”, ressaltou.

Ao longo de suas edições, o Tattoo Solidário se consolidou como símbolo de compromisso coletivo, aproximando artistas, poder público e comunidade em uma corrente do bem. A ação é um convite para que todos expressem sua identidade enquanto fazem a diferença na vida de quem mais precisa.
 
O idealizador e coordenador do projeto, Charles Brito, reforça que a iniciativa é fruto da união de pessoas apaixonadas por arte e pelo próximo.

“Chegar à 20ª edição é a prova de que estamos no caminho certo. A arte transforma, e quando somamos isso à solidariedade, o impacto é profundo. Já conseguimos ajudar centenas de famílias e levar o trabalho de artistas locais a novos públicos”, concluiu.

Confira mais fotos:

Wellington Barros

Wellington Barros

Verificado
Assessor de Comunicação
245 matérias publicadas

Wellington Diego Barros Paulino é jornalista em formação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e ingressou na Prefeitura Municipal de Macapá como estagiário em 2021. Atualmente, atua como assessor de comunicação, sendo responsável pela SEMHOU, SEMTRADI e GCMM. Além da experiência na Prefeitura de Macapá, Wellington também atuou em projetos da UNIFAP, como social media no Programa de Formação, Aperfeiçoamento, Qualificação Profissional e Idiomas (Profid) e como produtor de conteúdo para a Agência Experimental de Comunicação (AGCOM).

Mais publicações de Wellington Barros Verificado

Assessor de Comunicação