Skip to content

Zona Norte de Macapá terá o 1º Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil para ampliar a rede de saúde mental

Em média, quatro mil usuários se deslocam para o CAPSi da Zona Sul em busca de atendimento

Por Fernando Tavares - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Unidade está localizada atrás do Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes | Imagem aérea: Renan Souza/PMM

A Zona Norte de Macapá terá o 1º Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil para ampliar a rede de saúde mental. Em média, quatro mil usuários se deslocam para o CAPSi da Zona Sul em busca de atendimento. A ordem de serviço foi assinada nesta sexta-feira (7).

A obra está localizada no bairro Renascer e fará parte do Centro de Neurodesenvolvimento, que incluirá o Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes e a Clínica-escola Coração Azul.

Joelma Ribeiro, coordenadora de saúde mental, ressaltou a importância de mais um dispositivo para a comunidade da Zona Norte.

“O CAPSi integra a rede de atenção psicossocial e atende crianças com transtornos graves e persistentes, na faixa etária de 3 a 17 anos”, explicou.

O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, reafirmou seu compromisso com o bem-estar mental e com o acesso das famílias a esses dispositivos de apoio psicológico.

”Com a conclusão das obras do CAPSi e da Clínica-escola Coração Azul, Macapá contará com um importante centro de neurodesenvolvimento infantojuvenil do Norte do Brasil”, disse.

A construção dessa unidade terá grande impacto social, promovendo a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes e oferecendo o suporte necessário às famílias e à comunidade.

Com uma estrutura moderna, o Capsi garantirá mais qualidade e acessibilidade no atendimento à população.

O projeto abrange uma área de 700,06 metros quadrados e contará com salas de atendimento individual, posto de enfermagem, farmácia, sala de aplicação de medicamentos, vestiários, banheiros acessíveis, acolhimento, quarto coletivo, recepção, auditório.

Além disso, pátio central, cozinha, salas administrativas, de reunião, almoxarifado, arquivo, atividades coletivas e utilidades, além da área de serviço.

A Secretaria Municipal de Saúde é responsável pela execução e fiscalização da obra, com investimento de R$ 1.745.000,00, provenientes de emenda parlamentar do senador Randolfe Rodrigues, mais contrapartida do Tesouro Municipal.

No início deste ano, a Prefeitura de Macapá entregou a Unidade Básica de Saúde Cláudio Leão, no Conjunto Embrapa, Zona Sul. Obras voltadas para a saúde continuam sendo executas e entregues em várias regiões da cidade.

Mobilidade urbana e acesso aos equipamentos

Além disso, as vias Sócrates e Manoel Torrinha recebem serviços de recapeamento, que melhorará a mobilidade urbana na região.

Confira mais fotos | Fotógrafo: Jesiel Braga/PMM

ernando tavares

ernando tavares

Verificado
Assessor de Comunicação
289 matérias publicadas 96 99169-7289

Fernando Pantoja Tavares é jornalista amapaense formado pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Cresci rodeado pela riqueza cultural do nosso estado e, ao escolher o jornalismo como profissão, me tornei um pesquisador social da capital, Macapá. Por meio das reportagens e coberturas que realizo, busco entender e retratar a realidade da nossa gente. Tenho experiência em redação e reportagem, com atuação em texto e audiovisual na Agência Experimental de Comunicação (AGCOM), onde pude explorar diferentes linguagens e aprofundar minha prática jornalística. Fui editor-chefe e produtor do Almanaque, portal de notícias voltado à cultura e à informação, onde desenvolvi conteúdos que valorizam a produção artística e o pensamento crítico na Amazônia.

Mais publicações de ernando tavares Verificado

Assessor de Comunicação