Skip to content

Workshop para profissionais da educação municipal trabalha competências socioemocionais voltadas para avaliações do SAEB

Objetivo é preparar professores e coordenadores pedagógicos, no desenvolvimento de estratégias que auxiliem os estudantes na regulação emocional e enfrentamento da ansiedade antes das avaliações

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Educação

Professores e coordenadores pedagógicos passam por treinamento voltado para competências socioemocionais | Foto: Merlin Pires /PMM

O período das avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), acontece de 20 a 31 de outubro para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Pensando no bem-estar desses alunos, a Prefeitura de Macapá realizou nesta segunda-feira (13), nos turnos da manhã e tarde, o 2º Workshop socioemocional para os professores e coordenadores pedagógicos, com intuito de prepará-los no acolhimento dos estudantes neste período de avaliações. Cerca de 80 profissionais passaram pela formação.

Para Monick França, subsecretária de gestão educacional da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a preparação dos professores e coordenadores, para lidarem com as questões emocionais dos alunos, às vésperas das avaliações, é fundamental para o alcance de melhores resultados.

“Nesse workshop estão sendo trabalhadas com os nossos profissionais, estratégias que auxiliem os alunos na regulação emocional e enfrentamento da ansiedade, relacionadas às avaliações nacionais”, ressaltou a subsecretária.

Claudomiro Fernandes Souza, professor do 5° ano, na escola Sebastião Rocha Santos, em Santa Luzia do Pacuí, falou da importância de participar do workshop.

“Esse momento é muito importante para o professor, porque a parte técnica com os alunos nós já trabalhamos, e essa parte socioemocional estamos aprimorando aqui na formação. Estou assimilando esses conhecimentos para aplicá-los lá na nossa escola, em Santa Luzia do Pacuí”, enfatizou o professor.

A capacitação foi ministrada pelas psicólogas Eloísa Vilhena e Adeilde Pinheiro que atuam no Departamento de Educação Especial da Semed.

Entre outros objetivos, a capacitação busca sensibilizar os profissionais sobre os impactos da ansiedade no desempenho escolar e na realização de avaliações, oferecer orientações práticas sobre acolhimento emocional e escuta ativa dos alunos e promover o desenvolvimento de ações pedagógicas e socioemocionais que estimulem a autoconfiança e o equilíbrio emocional dos estudantes.

| Galeria de Fotos: Merlin Pires /PMM