
Órgãos de segurança pública, como o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, Defesa Civil, realizaram neste sábado, 15, uma inspeção técnica na Passarela no Meio do Mundo (Rua Victa Mota), área onde acontecerá o desfile das Escolas de Samba do Carnaval 2020, nos dias 21 e 22 de fevereiro. Gestores da prefeitura de Macapá e Governo do Estado também acompanharam a visita para fazer reconhecimento da área e das ações de cada pasta dentro do espaço.
Para o prefeito Clécio Luís, o retorno do desfile significa geração de emprego, valorização de profissionais da economia criativa e fomento de renda entre as famílias, e a inspeção é fundamental para a segurança dos foliões. “Estamos aqui com todos os órgãos de segurança, infraestrutura, com o governador Waldez e todas instituições ligadas à realização do carnaval. Foi o senador Davi que tomou a iniciativa de retomar o Desfile das Escolas de Samba, com recursos não apenas do Município e Estado. Hoje, estamos fazendo uma inspeção técnica para avaliar as condições de realizarmos esse grande evento, assim o carnaval cumpre seu papel de geração de emprego e renda. Além do desfile, nosso objetivo foi alcançado, como aquecer toda essa economia criativa. Tem um cálculo que diz que a cada real investido no carnaval voltam três em forma de impostos de investimentos”, enfatizou.
Clécio ressaltou ainda que a retomada dos desfiles, além de valorizarem a cultura, impulsionam importantes atividades econômicas, gerando emprego e renda para os trabalhadores do setor da economia criativa, e também empreendedores como do comércio ambulante, hotéis, restaurantes, motoristas de táxi e de aplicativos, lojistas, salões, e uma série de trabalhadores formais e informais. Os gestores e técnicos conheceram os espaços, estrutura e a divisão de serviços. A pista do desfile é próxima ao sambódromo e Cidade do Samba, na Rua Victa Mota, entre o estádio Zerão e o estacionamento, onde estão localizados camarotes, arquibancadas e demais espaços comercializados pela empresa.
A área abriga palco, cabine de jurados, dois lances de arquibancadas, camarotes, área coberta, banheiros químicos, praça de alimentação, espaço para empreendedores, e reservados para setores de fiscalização, segurança, saúde, administração e imprensa. Os serviços de transportes também foram contemplados, mototaxistas, taxistas e motoristas de aplicativos poderão ser acionados e esperados em local seguro. A área inteira estará com segurança de agentes da Prefeitura de Macapá, Polícia Militar e particular, além de contar com monitoramento por câmeras.
Na ocasião, o Corpo de Bombeiros fez uma vistoria nas estruturas de arquibancada, camarote, pista e outras dependências. Os militares também analisaram documentações e projetos. O governador Waldez Góes ressaltou a importância dos novos moldes com que o carnaval está sendo retomado: com mais participação da iniciativa privada, o que incentiva o empreendedorismo das escolas, e o poder público, Estado e prefeitura, entrando com apoio nos serviços essenciais de segurança e saúde. Estamos pontuando as necessidades e providências que o poder público deve tomar para garantir a segurança da população em um evento desse porte”, resumiu Waldez Góes.
Segundo a presidente da Liesap, Lizete Jardim, a inspeção é essencial. “Essa visita é essencial para garantir a segurança de todos que irão participar do retorno dessa grande festa”, contou. Os serviços de estrutura, som, palco e iluminação, que antes dependia de investimentos de recursos de cofres públicos, foi assumido por uma empresa terceirizada, parceria com a Liesap, que irá explorar os espaços da estrutura, e Governo do Estado e Prefeitura de Macapá fomentam com serviços de acordo com as suas pastas.
Sérgio Lemos, secretário de Gabinete da prefeitura e presidente da Comissão de Carnaval, explicou que o Município investiu em fomento para que as dez escolas de samba realizem seus desfiles, em serviços como de limpeza, iluminação, fiscalização e organização do trânsito, e na feira que irá abrigar empreendedores. “A prefeiutra é uma incentivadora do carnaval de escolas de samba, mas também irá atuar na organização e fiscalização, para evitar abusos, como descarte de lixo, som fora do padrão, licenciamentos, crimes contra menores. Estamos participando das decisões e acompanhando os processos para que as medidas tomadas sejam de interesse público, e com foco para o fortalecimento da cultura e desenvolvimento econômico da cadeia deste setor cultural”, explicou.
Investimento
A realização do desfile é da Prefeitura de Macapá, Liesap e iniciativa privada, com apoio do senador Davi Alcolmbre. O evento conta também com recurso de emenda parlamentar do deputado federal Vinícius Gurgel. A festa conta ainda com apoio do governo do Estado.
Secretaria de Comunicação de Macapá
Fotos: Max Renê