Foto: Jesiel Braga/PMM
Manter uma alimentação equilibrada é um dos principais caminhos para viver com mais saúde. Nosso corpo precisa de nutrientes que só podem ser obtidos por meio de uma boa alimentação. Por isso, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Macapá oferecem atendimento nutricional gratuito à população, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O serviço, realizado por nutricionistas capacitados, tem como objetivo prevenir doenças como diabetes, obesidade e hipertensão, além de melhorar a qualidade de vida por meio da promoção de hábitos alimentares saudáveis.
Olga Monteiro, nutricionista da Divisão de Alimentação e Nutrição, reforçou o trabalho que os profissionais desempenham diariamente para garantir acesso ao serviço em Macapá.
“Nos empenhamos diariamente para que a população tenha acesso à nutrição de qualidade e orientada por profissionais capacitados. Nosso objetivo é atuar de forma preventiva, promovendo a alimentação saudável e fortalecendo a saúde coletiva”, disse.
Olga Monteiro, nutricionista da Divisão de Alimentação e Nutrição | Foto: Sarah Lopes/PMM
A orientação profissional ajuda a identificar hábitos alimentares prejudiciais, melhorar o consumo de alimentos naturais e montar um plano alimentar de acordo com a necessidade de cada pessoa. Além disso, o nutricionista pode acompanhar casos específicos, como gestantes, crianças com baixo peso, pessoas com colesterol alto e idosos que precisam reforçar a imunidade.
O Ministério da Saúde recomenda que a base da alimentação seja composta por alimentos in natura ou minimamente processados, como frutas, verduras, cereais integrais, feijões, ovos e carnes magras.
O documento também orienta:
- Comer com regularidade e atenção, em ambientes apropriados.
- Dar preferência a preparações culinárias feitas em casa.
- Limitar o consumo de alimentos processados e evitar ultraprocessados, como refrigerantes, biscoitos recheados e embutidos.
- Valorizar a cultura alimentar local e compartilhar refeições com familiares e amigos.
Como melhorar a alimentação
- Inclua frutas e verduras nas refeições diárias.
- Dê preferência a alimentos naturais.
- Beba bastante água ao longo do dia.
- Reduza o consumo de açúcar, sal e frituras.
- Faça refeições em horários regulares.
- Evite pular o café da manhã.
A nutricionista Evelyn Jamille informa sobre a importância do guia alimentar para o cuidado com a alimentação.
“O Guia Alimentar para a População Brasileira mostra que comer bem é mais simples do que parece. Seguindo algumas orientações, é possível ter mais saúde e energia no dia a dia”, destacou.
Evelyn Jamille, nutricionista | Foto: Sarah Lopes/PMM
A Prefeitura de Macapá mantém o serviço de nutrição em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), garantindo à população acesso próximo e gratuito a profissionais capacitados. Essa estratégia integra a política municipal de saúde preventiva, que busca melhorar a qualidade de vida e promover hábitos alimentares mais saudáveis em toda a cidade.