
Como parte das atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher, a UBS Lélio Silva estende seu horário de coleta de PCCU até as 21h durante o mês de março. A estratégia é uma forma de aumentar o número de coletas de preventivo, buscando alcançar as mulheres que não têm tempo de ir durante o dia até uma unidade.
De acordo com o levantamento do Ministério da Saúde, o município tem 104 mil mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos, que devem fazer o exame anualmente. “Ainda temos uma procura tímida pelo exame, que é fundamental para a prevenção e diagnóstico precoce de alterações no colo do útero. Por isso a iniciativa de estender o horário para conseguir alcançar aquelas que não conseguem acessar o serviço durante o dia”, explica a secretária de Saúde, Silvana Vedovelli.
Para fazer o exame, a usuária precisa procurar a UBS de segunda a sexta, das 9h às 11h ou das 14h às 21h, levar apenas cartão do SUS e encaminhamento médico, se houver. Também é necessário que a mulher não esteja menstruada, não mantenha relações sexuais dois dias antes da coleta, e suspenda dois dias antes o uso de duchas, lubrificantes ou cremes vaginais.
Exame preventivo
Também conhecido como Papanicolau ou PCCU, o preventivo é um exame onde se é coletada uma amostra do material do colo do útero, a fim de analisar a natureza das células – e, eventualmente, detectar a presença de alterações. A coleta é rápida, indolor e simples, podendo causar leve desconforto nos casos onde a mulher tem dificuldade para relaxar a musculatura.
Para a realização do exame, é necessário que a mulher não esteja em seu período menstrual, pois o sangue pode atrapalhar na análise celular. Mulheres grávidas podem fazer o preventivo sem danos ao bebê.
Jamile Moreira
Assessora de comunicação/Semsa