Skip to content

‘Tenho 52 anos de trabalho no Mercado Central e me sinto honrada em ser sinônimo de garra’, diz empreendedora

Programação da Prefeitura de Macapá levou ação de saúde e lazer para as trabalhadoras do Mercado Central.

Por Viviane Monteiro - Instituto Municipal de Turismo

Empreendedora Maria Consuelo Melo está há 52 anos trabalhando no Mercado Central | Foto: Adevaldo Cunha/PMM

As empreendedoras que atuam no Mercado Central receberam nesta terça-feira (8), homenagens pelo Dia Internacional da Mulher. Música, café da manhã e uma ação de saúde voltadas para elas marcaram a manhã, que fez parte da programação “Elas em Movimento”, da Prefeitura de Macapá.

Maria Consuelo Melo, de 66 anos, conta que cresceu no Mercado. Ela costumava acompanhar a mãe desde criança e foi lá que encontrou sustento para a família depois de adulta.

“É muito prazeroso receber esta homenagem para as mulheres do Mercado. Tenho 52 anos de trabalho aqui e me sinto honrada no dia de hoje, poder ter meu trabalho reconhecido e ser sinônimo de garra entre outras mulheres”, conta a empreendedora.

O evento foi organizado pelo Instituto Municipal de Turismo (MacapaTur) e foi a maneira encontrada pela instituição, para celebrar as trabalhadoras, que atuam nos mais diversos seguimentos dentro do prédio histórico, que vão desde a comercialização de plantas, alimentos, à artigos para presentes.

“Esse dia é de celebração de conquistas, empoderamento feminino e de lembrar das mulheres que sofreram para que esse dia fosse conquistado. Atualmente as mulheres desempenham esse papel com total autonomia e liberdade, devendo ser cada vez mais valorizado. Nesta gestão, grande parte das ações e projetos é liderado por mulheres”, ressalta o prefeito de Macapá, Dr. Furlan.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), foram ofertados testes rápidos e vacinação contra a Covid-19, orientações para prevenção do câncer de mama e distribuição de preservativos femininos.

“Aproveitei a ação de saúde para as mulheres e atualizei minha vacina da Covid-19, pois tenho meu restaurante aqui no Mercado e fica difícil sair e buscar o serviço em outro local. É muito importante ter a vacina para todos nós que trabalhamos nesse entorno do mercado e região central”, diz a empreendedora Cleocinei de Cézar, de 59 anos.

Cleocinei de Cézar atualizou a vacina de covid-19 | Foto: Viviane Monteiro / PMM

A programação foi pensada com carinho para acolher as homenageadas do dia. A cantora Jessica Lorrane alegrou a manhã das mulheres que fazem o mercado funcionar.

“O maior número de trabalhadores dentro do mercado é de mulheres, representando 70% de empreendedoras, hoje nosso agradecimento e homenagem é para elas, mulheres guerreiras que cuidam com muito zelo desse belíssimo ponto turístico,” disse Benício Pontes, diretor presidente MacapaTur.

Estiveram presentes na ação, o vice-governador do Amapá, Jaime Nunes, o vereador Alexandre Azevedo e secretários municipais.