| Foto: Emanuelle Gomes /PMM
Depois da Praça Jacy Barata tremer na noite de ontem (24), com os shows de Wesley Safadão e da cantora Solange Almeida, nesta sexta-feira (25), o Festival Macapá Verão, realizado pela Prefeitura de Macapá, trouxe ao palco Marcynho Sensação, Carol Lyne e a banda Babado Novo. As atrações nacionais agitaram o público, que cantou e dançou junto com seus artistas preferidos.
A atmosfera do show, a energia da performance e a oportunidade de ouvir as músicas favoritas em um ambiente coletivo são fatores importantes que atraem os fãs.
Foi dessa forma que Mari Antunes, vocalista da banda Babado Novo, definiu a alegria que é estar em conexão com seu público.
Mari Antunes, vocalista da banda Babado Novo | Foto: Emanuelle Gomes /PMM
“É sempre uma alegria estar em contato com diferentes públicos. Essa troca de energia boa, típica do axé music, é contagiante e ninguém fica parado”, disse a cantora, preparada para fazer o público levantar o pé do chão.
Babado Novo apresentou um repertório de músicas já conhecidas do público e outras mais atuais, como o último lançamento “Novinha do Fervo”, com uma levada de batidas do pop eletrônico, misturadas ao arrocha, reggaeton e piseiro.
Marcynho Sensação foi um dos mais esperados pelo público. Ele tem uma legião de fãs no Amapá e é um dos nomes mais emblemáticos do forró digital, famoso por ritmos contagiantes como “Rolê Liga o Som do Paredão”, “Baby Me Atende”, “Viela” e “Meu Pedaço de Pecado”, além de sua presença marcante nas redes sociais e nos palcos.
As amigas Vanuza Gomes e Lenny Trindade | Foto: Emanuelle Gomes /PMM
Marcynho Sensação | Foto: /PMM
As amigas Lenny Trindade, do distrito de Carapanatuba, e Vanuza Gomes, do município de Porto Grande, vieram de longe exclusivamente para o show de Marcynho.
“Chegamos aqui no fim da tarde e estamos ansiosas para ver o Marcynho. Ver ele de pertinho será uma felicidade muito grande para a gente. Somos muito fãs dele”, enfatizou Lenny, enquanto a amiga Vanuza concordava.
O Miranha não poderia faltar a esse evento, e veio no maior estilo: exagerado, animado e cômico, com seu carisma único.
Miranha (Marcelo Rogério) | Foto: Emanuelle Gomes /PMM
“O Miranha é imprevisível, e hoje estou aqui para lançar a teia da diversão”, disse Marcelo Rogério, animador, coreógrafo e vendedor.
O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, subiu ao palco para agradecer e dar as boas-vindas aos artistas e ao público.
“O Macapá Verão está cumprindo o seu papel de trazer lazer, entretenimento e de fortalecer a economia. Antes do Macapá Verão, quase todo mundo ia passar férias longe daqui, mas agora é um sucesso, cheia de turistas, e ninguém mais precisa sair daqui para curtir os grandes shows nacionais. Aqui nós temos tudo”, destacou.
Carol Lyne, cantora e compositora paraense, foi a última atração da noite. Ela se destaca no cenário musical com o gênero tecnomelody, ou pop melody, que combina batidas eletrônicas com elementos do pop. Carol está consolidando sua carreira solo, especialmente após uma série de lançamentos de sucesso em 2025, e é considerada uma das principais apostas do gênero. Ela iniciou sua trajetória em bandas locais do Pará antes de seguir carreira solo.
Os DJs da noite foram os artistas locais Adriano e Kauan Show.
Empreendedor conectado
O Macapá Verão disponibilizou aos empreendedores locais cadastrados, e aos seus clientes, a oportunidade de se conectarem e venderem seus produtos, com suporte de internet gratuita fornecida pela prefeitura. A Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação garantiu Wi-Fi gratuito para que empreendedores e clientes possam se conectar, facilitando as vendas.
Hugo Lopes, Subsecretário de tecnologia da informação | Foto: Emanuelle Gomes /PMM
Acessibilidade e inclusão
Todos os shows do Festival Macapá Verão contam com uma área exclusiva e acessível para pessoas com deficiência (PCD), coordenada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC). O espaço possui estrutura adaptada, com visão privilegiada do palco, assegurando conforto e inclusão.
Além disso, intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) estão presentes no canto do palco durante as apresentações, garantindo que pessoas surdas ou com deficiência auditiva possam compreender e aproveitar os shows de forma plena.
Fomento ao empreendedorismo local
Outro destaque do evento é o incentivo à economia criativa. Ao todo, 128 empreendedores foram cadastrados pela Secretaria Municipal de Habitação e Ordenamento Urbano (Semhou), oferecendo uma variedade de comidas típicas, artesanato, roupas e outros produtos que expressam a identidade cultural de Macapá.
| Fotos: Emanuelle Gomes /PMM
Festival Macapá Verão 2025
Com o tema “Viva o Meio do Mundo!”, o evento é considerado o maior festival gratuito do Brasil, com 30 dias de atividades culturais, esportivas, musicais e de prestação de serviços. A programação é promovida pela Prefeitura de Macapá, e conta com a parceria de diversas secretarias municipais, como Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Mobilização e Participação Popular (Semmopp), a Direitos Humanos (SemDH), Fundação Municipal de Cultura (Fumcult), Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), Guarda Civil Municipal de Macapá (GCMM), Instituto Municipal de Turismo (MacapaTur), Bombeiro Civil, entre outras instituições.
Fotos: Emanuelle Gomes /PMM