Skip to content

Shows nacionais de Marcynho Sensação, Carol Lyne e Babado Novo agitaram a Praça Jacy nesta sexta (25)

Axé music, forró, pop eletrônico e tecnomelody ditaram o ritmo desse quarto fim de semana do Macapá Verão

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Comunicação Social

| Foto: Emanuelle Gomes /PMM

Depois da Praça Jacy Barata tremer na noite de ontem (24), com os shows de Wesley Safadão e da cantora Solange Almeida, nesta sexta-feira (25), o Festival Macapá Verão, realizado pela Prefeitura de Macapá, trouxe ao palco Marcynho Sensação, Carol Lyne e a banda Babado Novo. As atrações nacionais agitaram o público, que cantou e dançou junto com seus artistas preferidos.

A atmosfera do show, a energia da performance e a oportunidade de ouvir as músicas favoritas em um ambiente coletivo são fatores importantes que atraem os fãs.

Foi dessa forma que Mari Antunes, vocalista da banda Babado Novo, definiu a alegria que é estar em conexão com seu público.

“É sempre uma alegria estar em contato com diferentes públicos. Essa troca de energia boa, típica do axé music, é contagiante e ninguém fica parado”, disse a cantora, preparada para fazer o público levantar o pé do chão.

Babado Novo apresentou um repertório de músicas já conhecidas do público e outras mais atuais, como o último lançamento “Novinha do Fervo”, com uma levada de batidas do pop eletrônico, misturadas ao arrocha, reggaeton e piseiro.

Marcynho Sensação foi um dos mais esperados pelo público. Ele tem uma legião de fãs no Amapá e é um dos nomes mais emblemáticos do forró digital, famoso por ritmos contagiantes como “Rolê Liga o Som do Paredão”, “Baby Me Atende”, “Viela” e “Meu Pedaço de Pecado”, além de sua presença marcante nas redes sociais e nos palcos.

As amigas Lenny Trindade, do distrito de Carapanatuba, e Vanuza Gomes, do município de Porto Grande, vieram de longe exclusivamente para o show de Marcynho.

“Chegamos aqui no fim da tarde e estamos ansiosas para ver o Marcynho. Ver ele de pertinho será uma felicidade muito grande para a gente. Somos muito fãs dele”, enfatizou Lenny, enquanto a amiga Vanuza concordava.

O Miranha não poderia faltar a esse evento, e veio no maior estilo: exagerado, animado e cômico, com seu carisma único.

“O Miranha é imprevisível, e hoje estou aqui para lançar a teia da diversão”, disse Marcelo Rogério, animador, coreógrafo e vendedor.

O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, subiu ao palco para agradecer e dar as boas-vindas aos artistas e ao público.

“O Macapá Verão está cumprindo o seu papel de trazer lazer, entretenimento e de fortalecer a economia. Antes do Macapá Verão, quase todo mundo ia passar férias longe daqui, mas agora é um sucesso, cheia de turistas, e ninguém mais precisa sair daqui para curtir os grandes shows nacionais. Aqui nós temos tudo”, destacou.

Carol Lyne, cantora e compositora paraense, foi a última atração da noite. Ela se destaca no cenário musical com o gênero tecnomelody, ou pop melody, que combina batidas eletrônicas com elementos do pop. Carol está consolidando sua carreira solo, especialmente após uma série de lançamentos de sucesso em 2025, e é considerada uma das principais apostas do gênero. Ela iniciou sua trajetória em bandas locais do Pará antes de seguir carreira solo.

Os DJs da noite foram os artistas locais Adriano e Kauan Show.

Empreendedor conectado

O Macapá Verão disponibilizou aos empreendedores locais cadastrados, e aos seus clientes, a oportunidade de se conectarem e venderem seus produtos, com suporte de internet gratuita fornecida pela prefeitura. A Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação garantiu Wi-Fi gratuito para que empreendedores e clientes possam se conectar, facilitando as vendas.

Acessibilidade e inclusão

Todos os shows do Festival Macapá Verão contam com uma área exclusiva e acessível para pessoas com deficiência (PCD), coordenada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC). O espaço possui estrutura adaptada, com visão privilegiada do palco, assegurando conforto e inclusão.

Além disso, intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) estão presentes no canto do palco durante as apresentações, garantindo que pessoas surdas ou com deficiência auditiva possam compreender e aproveitar os shows de forma plena.

Fomento ao empreendedorismo local

Outro destaque do evento é o incentivo à economia criativa. Ao todo, 128 empreendedores foram cadastrados pela Secretaria Municipal de Habitação e Ordenamento Urbano (Semhou), oferecendo uma variedade de comidas típicas, artesanato, roupas e outros produtos que expressam a identidade cultural de Macapá.

Festival Macapá Verão 2025

Com o tema “Viva o Meio do Mundo!”, o evento é considerado o maior festival gratuito do Brasil, com 30 dias de atividades culturais, esportivas, musicais e de prestação de serviços. A programação é promovida pela Prefeitura de Macapá, e conta com a parceria de diversas secretarias municipais, como Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Mobilização e Participação Popular (Semmopp), a Direitos Humanos (SemDH), Fundação Municipal de Cultura (Fumcult),  Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), Guarda Civil Municipal de Macapá (GCMM), Instituto Municipal de Turismo (MacapaTur), Bombeiro Civil, entre outras instituições.

Fotos: Emanuelle Gomes /PMM

marinalva santana

marinalva santana

Verificado
Assessora de Comunicação
302 matérias publicadas

Marinalva Paes Santana, conhecida no jornalismo e nas artes como Mary Paes, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (2011). É escritora e poeta. Atua na área de Comunicação Interna e Assessoria de Imprensa desde 2008, com ênfase no jornalismo digital e, principalmente, na assessoria de imprensa no estado do Amapá. Trabalhou por quase 16 anos na área de Comunicação dos Correios do Amapá. Paralelamente, prestou serviços de assessoria voluntária a inúmeros grupos culturais e artísticos do estado, com destaque para o FIM – Festival Imagem Movimento, o cineclube Clube de Cinema, a Cooperativa Imagem e Cia, o coletivo Fotógrafos Anônimos, o Coletivo AP Quadrinhos, entre outros. Mantém uma editoria cultural na revista paulista Arte Brasileira, onde escreve exclusivamente sobre artistas do Amapá em destaque pelo mundo. Também produz conteúdo para seu próprio portal/blog e colabora com outros veículos de comunicação amapaenses. Desde fevereiro de 2023, integra a equipe de Comunicação da Prefeitura de Macapá.

Mais publicações de marinalva santana Verificado

Assessora de Comunicação