Sete bairros apresentaram incidência de lixeiras irregulares em Macapá | Foto: Mônica Silva/PMM
Sete lixeiras irregulares foram desativadas pela Prefeitura de Macapá em agosto, em um trabalho ininterrupto para manter a cidade limpa. O trabalho ocorreu nos bairros Beirol, Congós, Infraero, Laurindo Banha, Marabaixo 4, Muca e Novo Horizonte.
Em 40% dos casos, o local voltar a acumular lixo, segundo dados da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana. Esse é o caso da Avenida Tupis, esquina com a Rua Hildemar Maia, no bairro do Muca. O local recebeu limpeza nos dias 13 de julho e 22 de agosto e devido a reincidência do descarte inadequado de lixo, o espaço terá que passar por intervenção novamente.
A situação se repetiu na Avenida Violeta Mont’Alverne, no Conjunto Laurindo Banha. A área recebeu as equipes de limpeza nos dias 13 de julho e 22 agosto, mas voltou a amontoar lixo, e terá de entrar no cronograma de serviços deste mês.
De janeiro a agosto deste ano, 67 lixeiras viciadas já foram eliminadas. Perpétuo Socorro, Novo Buritizal e Nova Esperança, são os bairros que apresentam maior reincidência de casos.
Em 40% dos casos, há grande possibilidade de o local voltar a acumular lixo | Foto: Mônica Silva/PMM
O secretário municipal de Zeladoria Urbana, Jean Patrick, mencionou que as equipes que são enviadas para fazer a limpeza por várias vezes, poderiam estar empregadas em outras atividades.
“A retirada de um ponto de lixo envolve o trabalho de, ao menos, três equipes diferentes:, que são os garis da limpeza, as equipes de conscientização e os operadores de máquinas”, reforçou.
Com a finalidade de conseguir combater os pontos de lixeiras irregulares, a Zeladoria Urbana trabalha permanentemente com fiscalização na cidade, orientando os moradores quanto à destinação e o despejo correto dos resíduos, e a importância da participação da comunidade para a eliminação desses pontos, deixando de jogar lixo no local e denunciando as pessoas que forem pegas despejando entulho nessas áreas.
As denúncias podem ser feitas no prédio da Zeladoria, localizado na Avenida Maria Quitéria, nº 317, bairro Trem, na zona sul de Macapá.
Equipes que são enviadas para fazer a limpeza por várias vezes, poderiam estar empregadas em outras atividades | Foto: Mônica Silva/PMM