Skip to content

Semsa apresenta estratégias da atenção psicossocial de Macapá ao Tribunal de Contas

Auditoria mede a eficiência, eficácia e efetividade de organizações, programas e atividades governamentais.

Por Maison Brito* - Secretária Municipal de Saúde

Reu apnião discutiu matriz de planejamento estratégico dos Centros de Atenção Psicossociais da capital | Foto: Maison Brito/Semsa

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) reuniu com integrantes do Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE-AP) para discutir sobre o atendimento da Rede de Atenção Psicossocial no município. Na ocasião, foram abordadas as oportunidades e soluções de melhoria na assistência e atendimento de pessoas em sofrimento ou com transtornos mentais em Macapá.

A secretária municipal de Saúde, Érica Aymoré, apresentou o planejamento estratégico dos Centros de Atenção Psicossocial do município. “Atuamos em conformidade com a Política Nacional de Saúde Mental”, diz.

O encontro, que ocorreu na quinta-feira (24), contou com a participação da equipe da Auditoria do TCE, Alice Abnader, Arnaldo Furtado de Almeida, Rafaela Alves Fecury e Cirilo Alves Ferreira Neto.

Auditoria Operacional
É o exame independente do Tribunal de Contas que mede a eficiência, eficácia e efetividade de organizações, programas e atividades governamentais. A atividade tem a finalidade de promover o aperfeiçoamento da gestão pública. Ao contrário das auditorias de regularidade, que adotam padrões fixos, as auditorias operacionais possuem maior flexibilidade, objetos, métodos de trabalho e forma de comunicar as conclusões da ação.

Atendimento
Em Macapá, a Semsa disponibiliza os atendimentos no Centro de Atendimento Psicossocial Infantil (Capsi), localizado na rua Redenção, s/n, Conjunto Barcellos, no bairro Pedrinhas.

*Estagiário sob supervisão da Secretaria Municipal de Saúde