Skip to content

Semsa apresenta estratégia para incentivar aleitamento materno em Macapá

Plano foi apresentado nesta quarta-feira (9), durante 1ª reunião da Comissão Estadual.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

1ª Reunião da Comissão Estadual de Aleitamento Materno | Foto: Ana Cleide Torres/PMM

Nesta quarta-feira (9), a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) participou do primeiro encontro da Comissão Estadual de Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável. A reunião aconteceu no auditório da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

A titular da Semsa, Érica Aymoré, apontou estratégias do município para ativar as salas de apoio à amamentação dentro das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

“Vamos realizar um trabalho em equipe que irá abranger todos os municípios, detectamos alguns pontos na rede municipal que precisa melhorar e otimizar. Estamos redesenhando todo o processo de amamentação após a saída da mulher da maternidade”, explica.

Durante o encontro foram discutidas possíveis campanhas e eventos que serão realizados em conjunto e direcionados para o fortalecimento do aleitamento materno.

“Precisamos empoderar essa mulher sobre o aleitamento materno que de fato é preciso. Desta maneira, vamos criar uma rede de proteção, incluindo a abertura da sala de apoio à amamentação e capacitação das equipes de saúde”, reforça a gestora.

A reunião contou representantes da Sociedade Amapaense de Pediatria, Hospital São Camilo e São Luís, Hospital da Mulher Mãe Luzia, Hospital da Criança e do Adolescente, Instituto de Defesa do Consumidor do Amapá (Procon), Conselho Regional de Nutricionistas da 7° região, Distrito Sanitário Especial Indígena, Pastoral da Criança e QualiNEO.

QualiNEO faz parte da estratégia criada pelo Ministério da Saúde (MS), por meio da Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno (CGSCAM/DAPES/SAS), para reduzir as taxas de mortalidade neonatal.