Skip to content

Semed promove encontro com famílias de alunos do Atendimento Educacional Especializado (AEE)

Parceria com a instituição Perkins School for the Blind abordou o tema “A importância do empoderamento familiar” que discutiu a articulação e o apoio aos familiares dos alunos da educação especial

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Educação

Foto: Nágila Rocha /PMM

Em continuidade às ações de formação continuada do projeto “Programas Modelo”, da instituição Perkins School for the Blind, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, foi realizada na noite desta sexta-feira (25), um encontro com as famílias de alunos do Atendimento Educacional Especializado (AEE), na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Esforço Popular, Zona Sul da capital.

O tema “A importância do empoderamento familiar” discutiu a articulação e o apoio aos familiares dos alunos da educação especial, visando fortalecer a relação entre família, aluno e escola, contribuindo para os processos de ensino e aprendizagem.

A consultora da Perkins, Lidiane Jacomini, coordenadora do grupo de famílias, é mãe de criança com deficiência e durante o encontro, realiza essa troca de experiências com pais e mães que passam pelo mesmo processo desafiador, mas, ao mesmo tempo, cheio de descobertas e conquistas.

Para Ana Lucia Rago, representante da Perkins no Brasil, o encontro realizado com as famílias que participam do AEE, tem o objetivo de fortalecer o vínculo entre famílias e escolas. “A gente acredita que a família é um dos pilares para que a criança possa avançar no seu desenvolvimento e aprendizagem”, destacou.  

Aparecida Souza, de 29 anos, mãe de criança atípica, já participa de encontros realizados pela escola Esforço Popular e fala da importância do projeto em parceria com instituição Perkins. “Antes, eu me sentia muito sozinha neste contexto, mas a partir do momento que minha filha veio para esta escola, me senti acolhida, tanto eu quanto minha menina, somos bem assistidas aqui e isso se estende a todas as famílias dos alunos desta escola”, disse.

De acordo com Michele Leão, assistente social da DEE e uma das coordenadoras do projeto na Semed, atualmente, três escolas fazem parte da parceria com a instituição Perkins, que são as escolas Esforço Popular, Raimunda de Lima Guedes e Creche Tia Chiquinha. A intenção da secretaria é estender essa capacitação a um número maior de escolas.

A formação continuada e consultoria da Perkins School for the Blind, iniciaram na terça-feira (22), e finalizam no sábado (26), são direcionadas a professores, gestores escolares e familiares, para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos do Atendimento Educacional Especializado (AEE).

A formação é realizada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Divisão de Educação Especial (DEE), em parceria com a Prefeitura de Macapá e a instituição Perkins School for the Blind.

Sobre a instituição Perkins

A instituição americana Perkins School for the Blind, fundada em 1829, em Boston – Massachusetts, foi a primeira escola para cegos nos Estados Unidos, atuando hoje em diversos países. No Brasil, a Perkins vem desenvolvendo projetos visando melhorar a qualidade da educação e inclusão de crianças e jovens com deficiência visual, deficiência múltipla e surdocegueira.

O projeto é desenvolvido em três frentes de atuação: formação continuada para os educadores, consultorias para as equipes escolares e fortalecimento das famílias enquanto rede de apoio.

Confira mais fotos

marinalva santana

marinalva santana

Verificado
Assessora de Comunicação
302 matérias publicadas

Marinalva Paes Santana, conhecida no jornalismo e nas artes como Mary Paes, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (2011). É escritora e poeta. Atua na área de Comunicação Interna e Assessoria de Imprensa desde 2008, com ênfase no jornalismo digital e, principalmente, na assessoria de imprensa no estado do Amapá. Trabalhou por quase 16 anos na área de Comunicação dos Correios do Amapá. Paralelamente, prestou serviços de assessoria voluntária a inúmeros grupos culturais e artísticos do estado, com destaque para o FIM – Festival Imagem Movimento, o cineclube Clube de Cinema, a Cooperativa Imagem e Cia, o coletivo Fotógrafos Anônimos, o Coletivo AP Quadrinhos, entre outros. Mantém uma editoria cultural na revista paulista Arte Brasileira, onde escreve exclusivamente sobre artistas do Amapá em destaque pelo mundo. Também produz conteúdo para seu próprio portal/blog e colabora com outros veículos de comunicação amapaenses. Desde fevereiro de 2023, integra a equipe de Comunicação da Prefeitura de Macapá.

Mais publicações de marinalva santana Verificado

Assessora de Comunicação