Skip to content

Semana da Saúde Mental: Prefeitura realiza ação para jovens e adolescentes

Atividades abordam saúde emocional, prevenção ao suicídio e autocuidado durante campanha do Setembro Amarelo

Por Sarah Lopes - Secretaria Municipal de Saúde

Estudantes participam de roda de conversa sobre saúde mental | Foto: Emanuelle Gomes/PMM

O cuidado com a saúde mental é essencial em cada fase da vida. Pensando nisso, a Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou nesta quinta-feira (25) uma programação do Setembro Amarelo na Unidade Básica de Saúde (UBS) São Pedro, na zona sul da capital, voltada para adolescentes e jovens.

A ação contou com rodas de conversa conduzidas por psicólogos, nutricionistas e enfermeiros, que abordaram temas como prevenção ao suicídio, ansiedade e saúde sexual. Além disso, foram ofertadas vacinas contra o HPV e realizadas dinâmicas educativas.

A estudante Maria Clara Lima, de 13 anos, relatou a experiência de participar da programação.

“Eu e a minha turma estamos aqui na UBS São Pedro assistindo às palestras e participando das atividades. É muito importante receber orientações sobre o cuidado com a saúde mental”, destacou.

A programação faz parte da Semana da Saúde Mental, dentro da campanha Setembro Amarelo, e incluiu palestras sobre autocuidado, saúde emocional e prevenção, atividades em grupo, orientações sobre hábitos saudáveis e vacinação.

A psicóloga Hanna Menezes participou das rodas de conversa e reforçou a importância de abrir espaços de diálogo.

“Quando oferecemos momentos de escuta e acolhimento, ajudamos adolescentes a compreenderem que pedir ajuda não é sinal de fraqueza. Essa roda de conversa é um passo importante para cuidar de si e fortalecer a saúde emocional”, afirmou.

A Prefeitura de Macapá reforça o cuidado com a saúde integral de jovens e adolescentes, promovendo bem-estar físico e mental.

Saiba onde encontrar atendimento psicológico

A Prefeitura de Macapá amplia o atendimento psicológico gratuito na rede municipal de saúde. Atualmente, 25 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) oferecem serviços voltados para crianças, adolescentes e adultos, incluindo atendimento especializado para vítimas de violência e suporte emergencial em unidades estratégicas.

Entre os serviços ofertados, destacam-se o acompanhamento psicológico clínico nas UBSs, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O atendimento psicológico emergencial também está disponível em unidades estratégicas, como a UBS Marabaixo (das 7h às 19h) e a UBS Marcelo Cândia (das 13h à 1h).

Galeria de imagens | Fotógrafa: Emanuelle Gomes/PMM

Sarah Monte Lopes

Sarah Monte Lopes

Verificado
Assessora de Comunicação
49 matérias publicadas

Sarah Lopes é bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Tenho experiência em redação, reportagem e produção audiovisual, desenvolvida na Agência Experimental de Comunicação (AGCOM), onde pude explorar diferentes linguagens e aprofundar minha prática jornalística em diversos formatos. Atualmente, atuo como assessora de comunicação na Secretaria Municipal de Saúde, onde também desempenho funções na Secretaria Municipal de Comunicação como social media, roteirista e filmmaker. Meu trabalho envolve desde a criação de conteúdo estratégico até a produção de materiais audiovisuais, sempre com foco em uma comunicação clara, criativa e eficaz.

Mais publicações de Sarah Monte Lopes Verificado

Assessora de Comunicação