Fiscalização percorreu mini box, bares e casas de shows | Foto: Júnior Dantas/PMM
A Prefeitura de Macapá realizou na segunda-feira (28), o quarto dia da operação que visa o cumprimento do decreto municipal em combate à Covid-19, que permite eventos particulares de carnaval com regras na capital.
A fiscalização, que começou na sexta-feira (25) e vai até esta terça-feira (1º) de carnaval, já notificou seis estabelecimentos por irregularidades que vão desde a falta de licença sanitária, funcionários sem o uso de máscaras, até o abuso no horário de funcionamento.
Duas casas de shows foram notificadas e interditadas por superlotação e por não exigirem a apresentação da carteirinha de vacinação, conforme prevê o decreto, que estabelece ocupação de 70% do público, com atendimento das 10h às 2h da madrugada.
Duas casas de shows foram notificadas e interditadas por superlotação | Foto: Junior Dantas/PMM
Equipes das secretarias de Meio Ambiente (Semam), Habitação e Ordenamento Urbano (Semhou), Vigilância Sanitária Municipal, Guarda Civil Municipal de Macapá (GCMM), Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) e Polícia Militar percorreram as zonas da capital para conscientizar e orientar os cidadãos, além de conferir o uso de máscaras, distanciamento social e capacidade de lotação.
É preciso que a população tenha plena consciência de que todas as medidas preventivas relacionadas a essa doença ainda devem ser mantidas enquanto durar a pandemia.
“Vamos aproveitar esse momento de queda dos casos e manter um equilíbrio. A fiscalização é uma atuação preventiva, para que as unidades de saúde não fiquem cheias após as festas”, explica Adrian Valente, chefe de fiscalização ambiental da Semam.
Equipes notificaram seis estabelecimentos | Fotos: Júnior Dantas/PMM