Skip to content

SAMU de Macapá celebra 19 anos com programação no Parque Meio do Mundo

Ação reuniu oficinas, demonstrações do método START e atividades educativas

Por Sarah Lopes - Secretaria Municipal de Saúde

Equipe do SAMU celebrou os avanços conquistados nos últimos quatro anos | Foto: Sarah Lopes/PMM

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192) de Macapá completou 19 anos neste sábado (13) e comemorou a data com uma programação no Parque Meio do Mundo. A ação, promovida pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reuniu a população em oficinas, demonstrações e atividades educativas que aproximaram a comunidade dos profissionais e dos serviços de urgência.

Durante o evento, os participantes puderam aprender técnicas simples e fundamentais de primeiros socorros, como manobras para desobstrução de vias aéreas e o funcionamento do protocolo START, utilizado em situações com múltiplas vítimas, além da exposição de equipamentos, viaturas e ambulâncias.

Augusto Reis, técnico em enfermagem que participou da programação, destacou a importância da iniciativa.

“Foi muito enriquecedor. Ver o trabalho dos profissionais do SAMU me fez admirar ainda mais essa profissão. É importante a Prefeitura promover esse tipo de evento, porque aproxima a população do SAMU e mostra a importância do serviço para todos nós”, afirmou.


Neste ano, a Prefeitura de Macapá inaugurou duas novas bases descentralizadas do SAMU, localizadas na Zona Sul e na Zona Norte, equipadas com instalações modernas que proporcionam melhores condições de trabalho aos profissionais e maior agilidade no atendimento às ocorrências nessas regiões.

Além disso, quatro novas ambulâncias foram incorporadas à frota, reforçando a capacidade de resposta e garantindo rapidez e eficiência.

Para a secretária municipal de Saúde, Erica Aymoré, o aniversário é uma oportunidade de valorizar o trabalho das equipes e reafirmar o compromisso da gestão com a melhoria constante do atendimento de urgência.

“O SAMU é um dos serviços mais importantes da nossa rede. Nestes 19 anos, milhares de vidas já foram salvas graças à dedicação dos profissionais que atuam 24 horas. A entrega das novas bases e das ambulâncias representa dignidade para quem trabalha e mais segurança para quem precisa do atendimento”, destacou.

Segundo o diretor do Departamento de Urgência e Emergência, Éder Favacho, esses números refletem o impacto direto do SAMU na vida da população.

“Cada atendimento significa uma vida amparada. A média de 600 ocorrências por mês reflete a confiança da população e a dedicação dos profissionais. É um trabalho que exige agilidade, estrutura e humanidade, e é isso que garantimos todos os dias”, disse.

Atualmente, o SAMU de Macapá conta com mais de 100 profissionais da saúde. Desde 2022, foram registrados mais de 57 mil atendimentos, com uma média de 600 atendimentos por mês, demonstrando a importância do serviço para a capital.

Galeria de imagens | Fotos: Sarah Lopes/PMM

Sarah Monte Lopes

Sarah Monte Lopes

Verificado
Assessora de Comunicação
49 matérias publicadas

Sarah Lopes é bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Tenho experiência em redação, reportagem e produção audiovisual, desenvolvida na Agência Experimental de Comunicação (AGCOM), onde pude explorar diferentes linguagens e aprofundar minha prática jornalística em diversos formatos. Atualmente, atuo como assessora de comunicação na Secretaria Municipal de Saúde, onde também desempenho funções na Secretaria Municipal de Comunicação como social media, roteirista e filmmaker. Meu trabalho envolve desde a criação de conteúdo estratégico até a produção de materiais audiovisuais, sempre com foco em uma comunicação clara, criativa e eficaz.

Mais publicações de Sarah Monte Lopes Verificado

Assessora de Comunicação