
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) continua com as ações itinerantes para coleta de exames laboratoriais em distritos de Macapá. No período de 22 a 24 de setembro, as comunidades de Tracajatuba I e II, localizadas na região do Pacuí, receberão a equipe volante de coleta. Durante os três dias serão feitos exames de rotina, sorologia – voltados para o acompanhamento de pré-natal como os de rubéola e toxoplasmose – e hormonais como o PSA, que detecta alterações na próstata.
A atividade faz parte de um cronograma executado pela Semsa, que, além de manter cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) fazendo e processando exames na capital, também realiza o deslocamento semanalmente de equipe para executar os serviços em diversos distritos do município. “Na capital realizamos em média 47 mil coletas por mês nos cinco laboratórios mantidos pela prefeitura. Em março deste ano decidimos expandir o serviço também para os distritos. Em comunidades com maior demanda, a frequência de coletas é semanal com a entrega de resultados entre sete e quinze dias, o que garante a eficácia no diagnóstico e tratamento dos pacientes”, explica a coordenadora dos Laboratórios, Tafnez Almeida.
Com a realização deste ciclo já serão onze comunidades visitadas e com o serviço oferecido regularmente. Entre os distritos que já recebem a equipe volante estão Curiaú, São Joaquim do Pacuí, Santa Luzia, Cantanzal, Garimpo, Corre Água, Liberdade, Maruanum, Carmo do Maruanum e arquipélago do Bailique, que, juntos, totalizam mais de sete mil coletas realizadas desde março de 2016.
Jamile Moreira/Asscom Semsa
