Skip to content

Qualificação profissional: 60 mulheres concluem cursos de arte e empreendedorismo no Habitacional Macapaba

Cerimônia de encerramento contou com entrega de certificados, sorteio de brindes, exposição das obras produzidas durante a semana de treinamento e atualização do CadÚnico

Por Maison Brito - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Moradoras do Macapaba participaram de oficinas de doce personalizado, design de sobrancelha e pintura em telas I Foto: Maison Brito/ PMM

Nesta sexta-feira (10), cerca de 60 mulheres do Habitacional Macapaba concluíram os cursos de design de sobrancelhas, pintura em tela e produção de doces personalizados. A qualificação acontece desde segunda-feira (6) e foi executada pelas secretarias de Trabalho e Desenvolvimento Econômico (Semtradi), Direitos Humanos (SMDH) e Assistência Social (Semas).

A cerimônia de encerramento contou com entrega de certificados, sorteio de brindes, exposição das obras produzidas durante a semana de treinamento e atualização do CadÚnico.

A Raimunda e a Ivaneide são moradoras do Macapaba e contam com emoção a experiência que tiveram na oficina de pintura de tela. Para Raimunda, a arte despertou a criatividade. Já para a Ivaneide, a arte a conectou com a ancestralidade.

“Essa tela é minha alegria. É a primeira vez em 55 anos de vida, fazendo pinturas. A arte me envolveu, agora vejo arte em todo lugar”, conta Raimunda, ao que Ivaneide completa:

“Sou uma mulher negra, a maioria aqui no conjunto também é. Então fiz esse quadro representando a força da mulher negra. É uma força ancestral”.

Raimunda (esquerda) e a Ivaneide (direita) com os quadros produzidos por elas na oficina de pintura de tela I Foto: Maison Brito/ PMM

A turma da oficina de doce personalizado também concluiu o cronograma e expôs a produção na cerimonia de enceramento. São doces em formatos de morango, pêra, uva, maçã, milho verde. Guloseimas feitas com leite condensado, chocolate e corantes.

O custo de produção é baixo, além de ser uma oportunidade para empreender. É o que conta a Rita Marles, uma jovem de 32 anos, moradora do habitacional. Ela vê na qualificação uma chance para fazer renda extra.

“Participei de duas oficina ao mesmo tempo, design de sobrancelha e doce personalizado. A gente aproveita para aprender e empreender. Com esses conhecimentos, agora sei fazer sobrancelhas e posso começar a vender doces aqui no Macapaba”, declara.

Qualificação profissional

A partir da formação, as moradoras agora podem confeccionar telas, doces e sobrancelhas em hena. São cursos de curta de duração, que aliaram teoria a prática para criar peças únicas. Toda produção feita pelas alunas será posta à venda no próprio habitacional, assim fomenta a economia circular e gera renda para as recém-formadas.