Skip to content

Quadrilhas Juninas das Escolas Municipais abrem o 3º ‘Arraiá du Mercado Centrá’

Cerca de 200 estudantes de oito escolas municipais de Macapá se apresentaram na abertura do evento

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Educação

Quadrilha Junina das Escolas Municipais de Macapá | Foto: Albert Soares/PMM

Nesta quinta-feira (13), oito escolas municipais da Educação Infantil e Ensino Fundamental iniciaram a programação do 3º ‘Arraiá du Mercado Centrá’. O evento, realizado pela Prefeitura de Macapá, segue até o próximo domingo (16), com apresentações de quadras juninas escolares, Contação de Histórias, desfiles de grupos oficiais de quadrilha e show da cantora Karla Carvalho.

A primeira apresentação foi do Centro de Educação Infantil O Pequeno Príncipe, com o tema “Revivendo o São João”. A gestora do CEI, Neize Cunha, ficou emocionada com a estreia das crianças na Quadra Junina. “É uma emoção muito grande levar nossos pequenos para dançarem nesse evento. É nossa primeira vez. Vê-los tão lindos dançando dá uma sensação maravilhosa”, revelou.

Em seguida, os estudantes da Escola de Educação Infantil (Emei) AEIOU entraram em cena e apresentaram “A Alegria das Vogais” para contagiar o público com a beleza e harmonia das coreografias, conduzidas com auxílio das professoras.

Para a organizadora da quadrilha da escola, Eliane Marques, é sempre uma alegria observar o empenho das crianças durante apresentação de “um trabalho bonito, mesmo sendo tão pequenas”. “Há 26 anos, trabalho na educação infantil. Esses pequenos sempre me surpreendem”, disse a professora.

Os pais estavam atentos a tudo. Filmaram e fotografaram cada passo de seus filhos. Assim estava a Elzete Amanajás, mãe da pequena Isabella de 5 anos, aluna da Emei AEIOU. Elzete contou que estava orgulhosa da filha, que desfilou pela primeira vez em uma quadra junina. “A minha filha está muito feliz e empolgada. Ela ama a dança. Tudo que a gente quer ver é nossos filhos felizes”, ressaltou.

A pequena Eduarda Vitória, de 9 anos, estudante da Escola Eliana Flexa, fez questão de ressaltar a alegria em participar do evento. “Eu amo festa junina e estou muito feliz em dançar com meus colegas”.

Enquanto isso, as meninas da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Leoves Teixeira, última escola a desfilar, estavam ansiosas e aguardaram a entrada na Quadra Junina. A estudante Mayra Beatriz, de 11 anos, falou sobre a participação no Arraiá. “Apresentamos o Carimbó. É uma dança que traz felicidade para gente”, disse a menina, sorridente.

Secretário de Educação, Madson Millor, falou da importância do momento à Educação Municipal, para os estudantes e familiares. “Esse é um momento enriquecedor que aproxima escola e família. Proporciona conhecimento sobre os nossos costumes e culturas”, destacou o gestor.

Para finalizar a programação das escolas, as atrizes e contadoras de histórias, Eugênia Mesquita, Tia Eli e Rute Xavier apresentaram o espetáculo “1, 2, 3 Conte outra Vez” e “O saci que não tinha uma perna só”. O ator Adam Lucas também participou dos espetáculos infantis.

Cerca de 200 estudantes se apresentaram no primeiro dia das quadrilhas juninas no Mercado Central.

As oito escolas participantes da abertura foram: CEI O Pequeno Príncipe, Emei AEIOU, Emef Professora Maria Izabel, Emef Professora Odete Almeida Lopes, Emef Roraima, Emef Eliana Flexa, Emef José Leoves e Emef Professora Guita.

Nesta sexta-feira (14), haverá as apresentações das seguintes instituições: Emef Professora Neusona, Emef Esforço Popular, Emef Professora Lúcia Neves Deniur, Emef Joanna Santos, Emef Jardim Felicidade e Emef Josafá Aires.

O ‘Arraiá du Mercado Centrá’ conta com a parceria das Secretarias Municipais de Educação (Semed); de Saúde (Semsa); do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi); de Habitação e Ordenamento Urbano (Semhou); Fundação Municipal de Cultura (Fumcult); Guarda Civil Municipal; Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) e demais órgãos de segurança e saúde.

3º Arraiá du Mercado Centrá

O ‘Arraiá du Mercado Centrá’ ocorre de 13 a 16 de junho, com a apresentação de 25 grupos juninos no Concurso Municipal de Quadrilhas e diversas outras atrações culturais no Mercado Central.

A festividade junina é uma celebração cultural e um impulso à economia criativa local, que movimenta a cidade e proporciona entretenimento gratuito e de qualidade para todos os macapaenses.

| Fotos: Albert Soares/PMM

marinalva santana

marinalva santana

Verificado
Assessora de Comunicação
302 matérias publicadas

Marinalva Paes Santana, conhecida no jornalismo e nas artes como Mary Paes, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (2011). É escritora e poeta. Atua na área de Comunicação Interna e Assessoria de Imprensa desde 2008, com ênfase no jornalismo digital e, principalmente, na assessoria de imprensa no estado do Amapá. Trabalhou por quase 16 anos na área de Comunicação dos Correios do Amapá. Paralelamente, prestou serviços de assessoria voluntária a inúmeros grupos culturais e artísticos do estado, com destaque para o FIM – Festival Imagem Movimento, o cineclube Clube de Cinema, a Cooperativa Imagem e Cia, o coletivo Fotógrafos Anônimos, o Coletivo AP Quadrinhos, entre outros. Mantém uma editoria cultural na revista paulista Arte Brasileira, onde escreve exclusivamente sobre artistas do Amapá em destaque pelo mundo. Também produz conteúdo para seu próprio portal/blog e colabora com outros veículos de comunicação amapaenses. Desde fevereiro de 2023, integra a equipe de Comunicação da Prefeitura de Macapá.

Mais publicações de marinalva santana Verificado

Assessora de Comunicação