Durante a programação, os estudantes participaram de palestras interativas | Foto: Wellington Barros/PMM
Nesta quarta-feira (10), a Escola Municipal de Ensino Fundamental Eliana Flexa Vilhena, localizada no bairro Jardim Felicidade, Zona Norte, recebeu uma ação educativa promovida pela Guarda Civil Municipal de Macapá (GCMM), por meio do Projeto Ronda Escolar.
A iniciativa reuniu alunos, professores e agentes da segurança pública em um dia de aprendizado e reflexão sobre temas fundamentais para a convivência escolar e a proteção infantojuvenil.
O Aluno Guilherme Duarte, compartilhou o impacto da atividade para ele e sua rotina escolar. “Aprendi que pequenas atitudes podem evitar problemas. Entender o que são comportamentos bons e ruins e como isso afeta os colegas me fez pensar em como posso ser mais respeitoso”, disse.
Aluno da Escola Eliana Flexa Vilhena, Guilherme Duarte | Foto: Wellington Barros/PMM
Durante a programação, os estudantes participaram de palestras interativas que abordaram assuntos como bullying, conflitos interpessoais, prevenção à violência, combate à pedofilia e os direitos da criança e do adolescente.
O diretor da escola, Vinícius Ferreira, destaca a relevância da presença da Guarda Municipal no ambiente escolar.
“A ação da Guarda é essencial para fortalecer os vínculos entre a comunidade escolar e as forças de segurança. Os alunos se sentem mais protegidos e compreendem melhor seus direitos e deveres. O resultado é um ambiente mais saudável e acolhedor para todos”, destacou o diretor.
Diretor da EMEF, Vinícius Ferreira | Foto: Wellington Barros/PMM
A ação teve como objetivo principal promover a formação cidadã e estimular o diálogo como ferramenta de transformação social. Além de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e consciente.
O inspetor Rinaldo Figueira, um dos coordenadores do Projeto Ronda Escolar, explica o propósito da iniciativa.
“O Ronda Escolar é um projeto contínuo que busca prevenir situações de risco e promover a cultura de paz nas escolas. Nosso foco é o diálogo, a escuta ativa e o fortalecimento da cidadania desde cedo. Estar presente nas escolas é investir no futuro da nossa cidade”, explicou.
Inspetor Rinaldo Figueira, um dos coordenadores do Projeto Ronda Escolar | Foto: Wellington Barros/PMM
Confira mais fotos:
Fotos: Wellington Barros/PMM