Piquenique reuniu alunos, pais e profissionais da educação do CEI O Pequeno Príncipe, durante visita à Fortaleza de São José | Foto: Emanuelle Gomes /PMM
Na manhã desta sexta-feira (22), mais de 500 alunos do Centro de Educação Infantil O Pequeno Príncipe, acompanhados dos pais, professores e coordenadores pedagógicos, participaram da visita ao patrimônio histórico Fortaleza de São José de Macapá, no centro da capital.
Segundo Neize Cunha, diretora do CEI, o projeto intitulado “Nossa Cultura”, está em execução durante todo o mês de agosto, levando as crianças para conhecerem diversos pontos turísticos e culturais da cidade.
Neize Cunha, diretora do CEI O Pequeno Príncipe | Foto: Emanuelle Gomes /PMM
“O projeto, além de transmitir saberes da nossa cultura local, também proporciona às nossas crianças uma rica experiência de aprendizado sobre a história e as tradições do nosso país”, enfatizou a diretora.
Neize também destacou que o projeto faz alusão ao Dia do Folclore, comemorado no dia 22 de agosto, e que os estudos sobre o tema são abordados durante todo o ano letivo com os estudantes. “E nesse período, trazemos os alunos para que possam conhecer os monumentos históricos, danças típicas e a deliciosa comida local, como complementação do que já aprenderam em sala de aula”, complementou.
A técnica em enfermagem Alba Trindade, de 55 anos, estava com seu neto Heitor Miguel. Ela contou que Heitor é muito esperto e a convidou para acompanhá-lo na visita à Fortaleza de São José.
Heitor Miguel e sua avó Alba Trindade | Foto: Mary Paes /PMM
“Heitor tem uma ótima memória. Ele me contou que já esteve aqui aos 3 anos e que lembra de tudo”, ressaltou a avó, muito orgulhosa do neto.
O menino confirmou a fala da sua avó, e complementou dizendo que estava feliz pela companhia dela.
“Da outra vez eu vim com meu pai, e agora, com minha avó. Estou amando este passeio”, disse o menino, empolgado com a vista a fortaleza.
Um piquenique ao ar livre e Contação de História sobre a lenda da Pedra do Guindaste, fizeram parte da programação.
O projeto terá sua culminância no dia 29 de agosto, na própria unidade de ensino, no centro de Macapá, com uma vasta programação, incluindo alunos, pais e toda a comunidade escolar.
Fotos: Emanuelle Gomes /PMM