Skip to content

Projeto literário Super Leitor e aulas de judô foram destaques da 2ª Mostra Pedagógica da escola municipal Esforço Popular

Uma variedade de trabalhos artísticos, gastronômicos, de pesquisa, projetos sociais e empreendedorismo foram apresentados na mostra, pelos estudantes

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Educação

| Foto: Arthur Alves /PMM

Dezembro é o mês em que as escolas estão finalizando o ano letivo e realizam as feiras e mostras pedagógicas para apresentação aos pais, amigos e à comunidade, de tudo que foi desenvolvido pelos professores e alunos, ao longo do período de aulas. Desta forma, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Esforço Popular, localizada na Zona Sul de Macapá, realizou na tarde desta terça-feira (19), a 2ª Mostra Pedagógica da instituição, com o tema “Educando para uma aprendizagem significativa”.

Uma variedade de trabalhos artísticos, gastronômicos, de pesquisa, projetos sociais e empreendedorismo foram apresentados na mostra, por cerca de 800 estudantes, do 1º ao 5º ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Os destaques do evento foram para o projeto Super Autor e para as aulas de judô realizadas na escola, por meio do projeto social “Esporte, Segurança e Descoberta de Talentos”.

O projeto Super Autor é de veiculação nacional, aberto à adesão de escolas que se mostrem interessadas. A professora Marinete dos Santos, uma das coordenadoras do projeto na Emef Esforço Popular, explicou que este é o primeiro ano da escola participando da iniciativa.  

“É nossa primeira vez participando desse projeto literário e foi um grande sucesso com nossos alunos. Ao todo, foram 49 autores que hoje estão autografando seus livros”, ressaltou a professora. Ela ainda destacou o quanto é importante incentivar a leitura, a escrita e a criatividade dos alunos, que também ilustraram suas histórias.

A pequena escritora Elianna Beatriz Costa, de 9 anos, autora do livro ‘A Princesa Ana e a Bruxa Lucrecia’, falou um pouco sobre sua história. “Na minha história a bruxa transforma a princesa numa serpente, e somente a bruxa Lucrecia pode salvá-la. Mas não é tão fácil convencer a malvada a quebrar o feitiço”, disse a menina em tom de mistério.

Por sua vez, o professor de judô Yuri Valente, de 26 anos, coordenador do projeto social Esporte, Segurança e Descobertas de Talentos, destacou a importância das aulas da arte marcial na escola, uma vez que a atividade, além de fazer bem para o corpo, mantém a mente saudável. “Já passaram pelo projeto, mais de 200 crianças. Estamos formando não apenas competidores, mas cidadãos”, disse o professor.

O aluno Mateus da Silva, de 9 anos, treina judô há um ano e falou orgulhoso de suas conquistas. “Já fui para competições e ganhei medalhas. Penso em ser um grande atleta no futuro e estou gostando muito dessa experiência”, enfatizou.

A gestora da Emef Esforço Popular ressaltou a importância da mostra para os alunos, uma vez que a exposição dos trabalhos reflete os esforços e o desenvolvimento de cada um durante o ano letivo. “A mostra é o momento dos alunos brilharem, de mostrarem seus talentos e o resultado de todo aprendizado que assimilaram durante o ano”, evidenciou a gestora.  

Além dos projetos sociais, fizeram parte da programação, apresentação de capoeira, dança, teatro, feira de empreendedorismo, exposição de obras de arte e maquetes dos pontos turísticos de Macapá.

A mostra pedagógica busca promover o desenvolvimento da criatividade e da capacidade inventiva dos alunos, estimular o conhecimento e a atividade científica, na construção de um conhecimento sistematizado, investigativo e empreendedor.

marinalva santana

marinalva santana

Verificado
Assessora de Comunicação
302 matérias publicadas

Marinalva Paes Santana, conhecida no jornalismo e nas artes como Mary Paes, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (2011). É escritora e poeta. Atua na área de Comunicação Interna e Assessoria de Imprensa desde 2008, com ênfase no jornalismo digital e, principalmente, na assessoria de imprensa no estado do Amapá. Trabalhou por quase 16 anos na área de Comunicação dos Correios do Amapá. Paralelamente, prestou serviços de assessoria voluntária a inúmeros grupos culturais e artísticos do estado, com destaque para o FIM – Festival Imagem Movimento, o cineclube Clube de Cinema, a Cooperativa Imagem e Cia, o coletivo Fotógrafos Anônimos, o Coletivo AP Quadrinhos, entre outros. Mantém uma editoria cultural na revista paulista Arte Brasileira, onde escreve exclusivamente sobre artistas do Amapá em destaque pelo mundo. Também produz conteúdo para seu próprio portal/blog e colabora com outros veículos de comunicação amapaenses. Desde fevereiro de 2023, integra a equipe de Comunicação da Prefeitura de Macapá.

Mais publicações de marinalva santana Verificado

Assessora de Comunicação