Projeto de Leitura Era Uma Vez | Foto: Jesiel Braga /PMM
Despertar o interesse da criança pela leitura desde a infância é um dos objetivos do projeto de leitura “Era Uma Vez”, idealizado pela Divisão de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de Macapá, tendo como público-alvo as crianças do maternal e da pré-escola da rede pública do município. Nesta terça-feira (30), a Creche Municipal Tia Chiquinha, localizada na zona sul, recebeu o projeto com muita alegria e entusiasmo, encerrando o cronograma do mês de setembro.
A iniciativa desenvolve atividades lúdicas de leitura e contação de histórias nas creches e pré-escolas ao longo do ano letivo, sendo coordenada pelo contador de histórias Fábio (Tio Nescal).
Tio Nescal, coordenador do projeto | Foto: Jesiel Braga /PMM
O projeto, iniciado no ano passado, acontece mensalmente, com o objetivo de alcançar todas as unidades de ensino da Educação Infantil. De acordo com Tio Nescal, coordenador do projeto, a ação, direcionada aos alunos da Educação Infantil, traz expressões literárias, lúdicas e prazerosas de aprendizagem para as crianças, como estratégias para desenvolver o gosto pela leitura.
A atividade abre espaço para a literatura infantil amapaense, trabalhando obras de escritores como Negra Áurea, Cláudia A. Flor D’Maria, Cecília Lobo, Ângela de Carvalho, Marven Junius Franklin, entre outros.
“Além das brincadeiras e joguinhos voltados à interatividade das crianças, trazemos para a leitura os livros de nossos autores locais, dando visibilidade a essas obras no contexto escolar”, destacou Tio Nescal, que também é escritor e lançará em breve seu mais novo livro: A Jabota e o Patinho.
Diretora da Creche Tia Chiquinha, Selma Cunha | Foto: Jesiel Braga /PMM
O projeto trabalha com obras da literatura infantil amapaense | Foto: Jesiel Braga /PMM
Selma Cunha, diretora da creche, falou da importância de receber o projeto na instituição.
“Embora as nossas crianças ainda não saibam ler, porque estão iniciando a vida escolar agora, é importante que esse contato com os livros seja estimulado cada vez mais cedo, ainda mais na época em que vivemos, onde as pessoas estão quase o tempo todo conectadas às telas”, ressaltou a diretora.
As pequenas Maria Alice e Nayra Viana, ambas com 3 anos, estavam atentas às atividades e brincadeiras apresentadas pelo Tio Nescal, junto das outras crianças, que cantaram, dançaram e fizeram a maior festa no pátio da creche.
Maria Alice e Nayra Viana (de uniformes), estudantes da creche | Foto: Jesiel Braga
O projeto “Era Uma Vez” entrará em pausa no mês de outubro, devido às festividades alusivas ao Dia das Crianças, e retorna em novembro com um novo cronograma de atividades.
| Galeria de Fotos: Jesiel Braga /PMM