Skip to content

Projeto de karatê e jiu-jitsu é realizado gratuitamente para estudantes da escola municipal Elita Nunes Melo

Projeto busca trabalhar a assiduidade dos alunos e o desenvolvimento educacional por meio das aulas de karatê e jiu-jitsu

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Educação

Aula de Karatê para os alunos da Emef Elita Nunes Melo I Foto: Jesiel Braga / PMM

Na manhã desta terça-feira (9), uma turminha animada e disposta entrou pelos portões da Escola Municipal Elita Nunes Melo, no bairro Novo Buritizal, e tiraram os sapatos para se posicionar no tatami (logo na entrada da instituição escolar) à espera do mestre de Karatê Ederson Coutinho, responsável por ensinar essa modalidade na unidade.

Mestre Ederson Coutinho, técnico da Seleção Amapaense de Karatê I Foto Jesiel Braga / PMM

De acordo com o mestre Ederson Coutinho, que também é técnico da Seleção Amapaense de Karatê, as artes marciais, como um todo, ajudam os indivíduos no desenvolvimento físico, concentração, disciplina, equilíbrio e força. Ele conta que a parceria com as instituições de educação busca contribuir para o desenvolvimento dos estudantes e descobrir novos talentos.

“O Karatê é uma ferramenta educacional, trabalha a mente e o corpo de quem pratica e este projeto nas escolas pode revelar talentos dessa modalidade esportiva”, comentou.

Gestor da Emef Elita Nunes Melo, Alban Cordeiro, acompanhado de participantes do projeto I Foto: Jesiel Braga / PMM

Para o gestor da Emef Elita Nunes, Alban Cordeiro, as aulas de Karatê e Jiu-jitsu funcionam também como forma de socialização e disciplina escolar.

“Nossa intenção é tornar a escola um polo esportivo dessas modalidades para incentivar a frequência escolar e o desenvolvimento educacional dos alunos”, explicou o gestor.


Alban ressaltou que a atividade acontece no contraturno das aulas normais da escola, de forma a não afetar o aprendizado dos estudantes.

David Felipe, 6 anos, estudante do 1° ano I Foto Jesiel Braga / PMM

David Felipe, 6 anos, estudante do 1º ano, falou com alegria em fazer as aulas de karatê. “Estou muito feliz! É bem legal fazer as aulas. Estou aprendendo coisas novas e vou mostrar lá em casa”, falou o pequeno.

Maria Julia Dias I Foto: Jesiel Braga / PMM

A Maria Julia Dias, coleguinha do David Felipe, falou que já queria fazer artes marciais e quando soube das aulas pediu para se inscrever.

“Eu gosto de karatê porque é uma luta bonita e eu acho muito legal! Estou muito feliz”, disse empolgada.

Os estudantes mostraram-se atentos aos comandos do mestre Ederson Coutinho, que repassou nessa aula os primeiros ensinamentos do Karatê, tanto na prática quanto na disciplina.

Maria Isabelle, 6 anos, estudante do 1º ano do ensino fundamental I Foto: Jesiel Braga / PMM

Maria Isabelle, 6 anos, estudante do 1º ano do ensino fundamental, disse que já conhecia as artes marciais pela televisão. “Eu já gostava do karatê de ver na televisão, e quando começou aqui na escola eu quis fazer”.

As aulas serão oferecidas todas as terças e quintas-feiras, nos turnos da manhã e tarde. 

Essa é uma iniciativa da Emef Elita Nunes e da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Coordenadoria Municipal de Esporte e Lazer (Comel), com apoio do ‘Projeto Jiu-jitsu na Escola’.

Cronograma:

Karatê

Terça e quinta-feira, das 8h às 9h, alunos do 1° e 2° ano;
De 9h às 10h
Alunos do 3° ao 5° ano.

Jiu-jitsu

Terça-feira, das 16h às 17h 20, alunos do 1° e 2° ano

Quinta-feira, das 16h às 17h20, alunos do 3° ao 5° ano

Fotos: Jesiel Braga | PMM

marinalva santana

marinalva santana

Verificado
Assessora de Comunicação
303 matérias publicadas

Marinalva Paes Santana, conhecida no jornalismo e nas artes como Mary Paes, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (2011). É escritora e poeta. Atua na área de Comunicação Interna e Assessoria de Imprensa desde 2008, com ênfase no jornalismo digital e, principalmente, na assessoria de imprensa no estado do Amapá. Trabalhou por quase 16 anos na área de Comunicação dos Correios do Amapá. Paralelamente, prestou serviços de assessoria voluntária a inúmeros grupos culturais e artísticos do estado, com destaque para o FIM – Festival Imagem Movimento, o cineclube Clube de Cinema, a Cooperativa Imagem e Cia, o coletivo Fotógrafos Anônimos, o Coletivo AP Quadrinhos, entre outros. Mantém uma editoria cultural na revista paulista Arte Brasileira, onde escreve exclusivamente sobre artistas do Amapá em destaque pelo mundo. Também produz conteúdo para seu próprio portal/blog e colabora com outros veículos de comunicação amapaenses. Desde fevereiro de 2023, integra a equipe de Comunicação da Prefeitura de Macapá.

Mais publicações de marinalva santana Verificado

Assessora de Comunicação