
O projeto Anjos da Guarda iniciou as atividades do calendário 2020 para os 280 alunos veteranos e calouros, nesta semana, em Macapá. As aulas ocorrem nos polos: residenciais Jardim Açucena e São José, Complexo Macapá Criança e distrito de Fazendinha. O projeto social orienta e aconselha a formação de agentes multiplicadores de cidadania.
As aulas ocorrem às segundas, quartas e sextas-feiras, em dois horários (das 8h às 11h e das 14h às 17h), em cada um dos polos. Todas as atividades são supervisionadas por inspetores e guardas municipais do projeto. Neste primeiro mês, as ações dos núcleos são de orientações, palestras e apresentações do projeto aos alunos.
“Estamos apresentando os fundamentos da guarda e do projeto. Como funciona a hierarquia, e depois passaremos as orientações sobre ordem unida, aí iremos para a parte prática”, explica o inspetor Rynaldo Figueira, coordenador do projeto no núcleo do Residencial Jardim Açucena.
Nesta quarta-feira, 11, alunos do polo do Açucena fizeram um mutirão de limpeza no galpão do conjunto. No polo do São José, os participantes já recebiam as primeiras instruções. Já no Complexo Macapá Criança, as atividades foram sobre a ordem unida. E na Fazendinha, os alunos realizaram atividades para o exercício da coordenação motora e mental.
O Anjos da Guarda tem 10 anos de existência e recebe atualmente alunos de 9 a 15 anos. Ele é coordenado por inspetores da Guarda Civil Municipal de Macapá, que fazem um trabalho social e ajudam na formação de caráter de alunos em vulnerabilidade social, colaborando para a conduta ética, moral e cidadã, além de resgatar os valores sociais.
Cássia Lima
Assessora de comunicação/Guarda Municipal
Fotos: Max Renê