Parceria entre a Prefeitura e o Senac tem sido fundamental para ampliar o acesso à formação profissional | Foto: Wellington Barros/PMM
Nesta quinta-feira (11), começou o curso “Técnicas Básicas de Barbearia”, promovido pelo programa Macapá Mais Qualificada em parceria com o Senac. Realizada no prédio da instituição, no bairro Santa Rita, a capacitação gratuita atende 20 participantes interessados em ingressar no mercado da beleza. Com aulas das 14h às 18h, o curso oferece conteúdos teóricos e práticos sobre corte masculino, técnicas de acabamento, higiene e atendimento ao cliente, preparando os alunos para atuarem com segurança e qualidade profissional.
Auxiliar administrativo, Alessando Moraes, de 34 anos, já atuou em outras áreas da beleza e conta que era um desejo antigo se especializar como barbeiro.
Auxiliar administrativo, Alessando Moraes | Foto: Wellington Barros/PMM
“Sempre tive vontade de fazer esse curso, mas nunca consegui pagar. É muito importante que existam essas oportunidades gratuitas, porque muita gente não tem acesso e nem condições financeiras para investir em cursos que geralmente são caros”, contou.
A parceria entre a Prefeitura e o Senac tem sido fundamental para ampliar o acesso à formação profissional. Para Fernanda Amorim, técnica do Senac Macapá, a iniciativa fortalece o compromisso social da instituição.
“Essa parceria é essencial para que possamos levar qualificação profissional a quem mais precisa. É uma forma de transformar vidas por meio da educação e da capacitação”, explicou.
Fernanda Amorim, técnica do Senac Macapá | Foto: Wellington Barros/PMM
O curso segue até o final do mês e faz parte de uma série de capacitações que serão ofertadas ao longo do ano reafirmando o compromisso da gestão municipal com a geração de emprego e renda.
O programa Macapá Mais Qualificada é coordenado pela Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi). Segundo Raimunda Castro, coordenadora de Emprego e Renda da Semtradi, o programa tem como foco principal a inclusão produtiva.
“Nosso objetivo é preparar a população para o mercado de trabalho por meio de cursos gratuitos e de qualidade. A parceria com instituições como o Senac é estratégica para garantir que mais pessoas tenham acesso à qualificação e possam conquistar sua independência financeira”, ressaltou a coordenadora.
Raimunda Castro, coordenadora de Emprego e Renda da Semtradi | Foto: Wellington Barros/PMM
Galeria de imagens | Fotos: Wellington Barros/PMM
Fotos: Wellington Barros