Professores participaram da formação nesta quarta-feira (27) | Foto: Emanuelle Gomes /PMM
A Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), dá continuidade nesta quarta-feira (27) à quinta formação do ano do Programa Educa Macapá, voltada para professores do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. A formação começou em 11 de agosto e segue até o dia 29.
Ao todo, mais de mil profissionais da rede de ensino do município participam das formações, com foco em estratégias de aprendizagem para as avaliações do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Amapá (Sispaeap) e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).
A Formação Continuada para profissionais da Educação busca preparar os professores e os demais atores educacionais para um desempenho de excelência em sala de aula e no ambiente escolar, potencializando as práticas pedagógicas, especialmente nas turmas em que as habilidades de ler frases e ler palavras são os principais focos da matriz de avaliações estaduais e nacionais.
Subsecretária de gestão educacional, Monick França | Foto: Emanuelle Gomes /PMM
De acordo com a subsecretária de Gestão Educacional, Monick França, essa fase da formação aborda estratégias e metodologias que facilitem o aprendizado dos alunos, com foco nas avaliações que vão refletir no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
“As formações trazem para o professor maneiras de simplificar o ensino, facilitando o aprendizado dos alunos. Não se abandona a forma padrão de ensinar, mas essas metodologias são ampliadas, utilizando ferramentas que conectam o conteúdo das aulas àquilo que desperta o interesse e a atenção das crianças”, destacou.
Professora Deuziane Trindade | Foto: Emanuelle Gomes /PMM
| Foto: Emanuelle Gomes /PMM
| Foto: Emanuelle Gomes /PMM
Deuziane Trindade, professora do 5º ano na Escola Municipal Sebastião Rocha, em Santa Luzia do Pacuí, falou sobre a relevância de participar das formações.
“Com as formações, conseguimos ter um leque maior de conhecimentos para repassar aos nossos alunos. E isso tem ajudado muito na evolução das crianças. Hoje, na minha turma, não temos alunos não leitores, e o nível de fluência deles avança a cada dia. Isso se deve também ao nosso empenho, como professores, em participar das formações oferecidas pela Secretaria”, ressaltou.
As avaliações do Sispaeap acontecem anualmente com alunos do 2º e 5º anos do Ensino Fundamental, enquanto as avaliações do Saeb ocorrem a cada dois anos. No entanto, para o 2º ano, a aplicação é feita de forma amostral, e os resultados do 5º ano refletem diretamente nos indicadores do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
O último IDEB foi divulgado em 2023 pelo Ministério da Educação (MEC), em conjunto com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Com um índice de 5,3, Macapá figura como uma das três capitais que mais avançaram nos indicadores de alfabetização na idade certa.
Galeria de imagens | Fotos: Emanuelle Gomes /PMM