Skip to content

Profissionais da educação municipal recebem capacitação para formadores do programa Educa Macapá

Ao todo, cerca de 1300 profissionais da educação vão receber capacitações no período de 26 de fevereiro a 1º de março

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Educação

| Foto: Mary Paes /PMM

Visando fortalecer as práticas pedagógicas nas escolas municipais, a Prefeitura de Macapá por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), está realizando no período de 26 de fevereiro a 1º de março, capacitação continuada para os formadores do programa Educa Macapá.

Nestes dois primeiros dias as ações aconteceram na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Esforço Popular, Zona Sul de Macapá, para cerca de 20 profissionais que serão multiplicadores do programa para toda a rede de ensino.

No decorrer da semana vão acontecer as formações para professores de 1º ao 5º ano, gestores e coordenadores. Ao todo, a formação do Educa Macapá atenderá cerca de 1300 profissionais da educação, em parceria com Associação Bem Comum (ABC), por intermédio da Assessoria Educar pra Valer.

O ciclo formativo nestes dois primeiros dias é direcionado aos formadores de Língua Portuguesa e matemática e apresenta metodologias inovadoras para alfabetização de estudantes do 4° e 5° ano.

Para Rita Sampaio, assistente de coordenação do programa Educar pra Valer, um dos maiores propósitos é ajudar as redes de ensino a melhorarem o processo de alfabetização das crianças. “São duas grandes frentes, avançar na proficiência em língua portuguesa e matemática dos estudantes, e junto dos municípios, melhorar os índices de alfabetização nos anos iniciais do ensino”, explicou a assistente.

Os formadores locais que passaram pela capacitação, vão ser replicadores do aprendizado na continuidade das ações do programa.

A superintendente da Semed, Nilza Santana, foi uma das profissionais que recebeu a capacitação. Ela ressaltou a importância das formações para o alcance de resultados positivos em sala de aula. “É perceptível a melhora que tivemos com a implantação do programa Educa Macapá. Quando saímos das formações e socializamos o aprendizado com os professores, coordenadores e diretores, isso reflete nos resultados das avaliações onde os estudantes são os protagonistas”, enfatizou a superintendente.

De acordo com Adriana Leal, articuladora interina do Educa Macapá, as formações continuam até a próxima sexta-feira (1º), dentro da programação da Jornada Pedagógica 2024, na faculdade Estácio (Famap), rodovia Josmar Chaves Pinto, Jardim Equatorial, em Macapá.

SOBRE O EDUCA MACAPÁ

Educa Macapá é o maior programa de alfabetização do município de Macapá, cujo principal objetivo é alfabetizar as crianças na idade certa. O programa é desenvolvido em cinco eixos (acompanhamento, avaliação, formação, material estruturado e apoio a gestão) com objetivo de melhorar as estratégias de ensino em sala de aula para elevar o nível de aprendizado dos estudantes, com referência no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da rede municipal.

O programa foi criado em 2021 pela Prefeitura de Macapá com o intuito de fortalecer todas as áreas da Educação municipal após o período de ensino remoto.  É realizado em cooperação com a Associação Bem Comum (ABC), por meio do programa Educar pra Valer.

| Fotos: Mary Paes /PMM

marinalva santana

marinalva santana

Verificado
Assessora de Comunicação
302 matérias publicadas

Marinalva Paes Santana, conhecida no jornalismo e nas artes como Mary Paes, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (2011). É escritora e poeta. Atua na área de Comunicação Interna e Assessoria de Imprensa desde 2008, com ênfase no jornalismo digital e, principalmente, na assessoria de imprensa no estado do Amapá. Trabalhou por quase 16 anos na área de Comunicação dos Correios do Amapá. Paralelamente, prestou serviços de assessoria voluntária a inúmeros grupos culturais e artísticos do estado, com destaque para o FIM – Festival Imagem Movimento, o cineclube Clube de Cinema, a Cooperativa Imagem e Cia, o coletivo Fotógrafos Anônimos, o Coletivo AP Quadrinhos, entre outros. Mantém uma editoria cultural na revista paulista Arte Brasileira, onde escreve exclusivamente sobre artistas do Amapá em destaque pelo mundo. Também produz conteúdo para seu próprio portal/blog e colabora com outros veículos de comunicação amapaenses. Desde fevereiro de 2023, integra a equipe de Comunicação da Prefeitura de Macapá.

Mais publicações de marinalva santana Verificado

Assessora de Comunicação