Profissionais da UBS Rosa Moita, em Macapá, foram capacitados nesta segunda-feira (8). | Foto: Renato Costa/PMM
Nesta segunda-feira (8), médicos e enfermeiros da Unidade Básica de Saúde (UBS) Rosa Moita, na zona sul de Macapá, participaram de um treinamento para realização de testagem rápida em hanseníase. O encontro possibilitou ainda sanar dúvidas dos profissionais sobre a doença e orientá-los para o diagnóstico precoce.
Em Macapá, profissionais da Atenção Básica que atuam na zona urbana e rural estão sendo qualificados gradativamente. Além da Rosa Moita, outras três unidades são referenciadas para o tratamento da doença: Marcelo Cândia, Lélio Silva, São Pedro. No entanto, as duas últimas estão em reforma.
“O treinamento faz parte de uma série de atividades já desenvolvidas pelo Município para que possamos ampliar esse tipo de atendimento dentro das unidades. Hoje, trabalhamos a parte teórica e em seguida, vamos realizar a prática”, explicou a coordenadora do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Bruna Rocha.
Hanseníase
A Hanseníase é uma doença infecciosa crônica que tem cura. Ela é causada por uma infecção com a bactéria Mycobacterium leprae, que afeta a pele, olhos, nariz e nervos periféricos.
Os sintomas mais comuns da doença são a perda da sensibilidade térmica, tátil e força muscular das mãos, braços, pés e pernas. O diagnóstico precoce é uma forma de evitar complicações e deficiências.