Skip to content

Professores do AEE e coordenadores pedagógicos são capacitados em altas habilidades e superdotação

Cerca de 220 profissionais da educação participam do evento durante os dois dias, nos turnos da manhã e tarde

Por Mary Paes e Armando Andrade* - Secretaria Municipal de Educação

| Foto: Mary Paes /PMM

A Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza, nos dias 14 e 15 de agosto, na Unidade Integrada Sesi/Senai A Banda, a formação “Altas Habilidades e Superdotação: Desafios, Identificação e Estratégias Pedagógicas para Potencializar o Desenvolvimento Integral dos Estudantes da Rede de Ensino Municipal de Macapá”. Cerca de 220 professores e coordenadores participam do evento durante os dois dias, nos turnos da manhã e da tarde.

Neste primeiro dia, palestrou sobre o tema Hiana Miranda, professora do Atendimento Educacional Especializado do Centro de Altas Habilidades e Superdotação do Amapá, que enfatizou a importância de discutir e capacitar os professores da Educação Infantil para a identificação dos sinais de superdotação.

“Primeiramente, é necessário falar sobre as concepções teóricas que o Ministério da Educação nos traz, a prática pedagógica voltada para o atendimento desses estudantes, que são o público-alvo da educação especial, e fazer com que os professores entendam, hoje, que quanto mais precocemente identificarmos os traços de superdotação, mais cedo começamos a criar uma base de apoio a esses estudantes”, ressaltou a professora Hiana.

A subsecretária de Educação, Monick França, reafirmou a importância de se trabalhar com estratégias, técnicas e metodologias que visem aprimorar o aprendizado dos jovens e, principalmente, o embasamento teórico e prático dos professores da rede municipal, para que consigam estimular cada vez mais o desenvolvimento dos estudantes. Monick também destacou a importância dos cuidados na primeira infância e o quanto eles moldam o futuro dos jovens com superdotação.

O dia 10 de agosto é celebrado como o Dia Internacional da Superdotação, o que reforça a importância desta discussão para a identificação e valorização das pessoas superdotadas. Por isso, foram abordados métodos, bem como os mitos que ainda existem em torno da superdotação, muitos deles acabam confundindo essa condição com outras, como o TEA (Transtorno do Espectro Autista) e o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade).

Segundo a chefe da Divisão de Educação Especial, Fernanda Silva, a capacitação continuada dos professores do AEE e de seus respectivos coordenadores pedagógicos surge como uma estratégia fundamental para superar lacunas, fortalecer o trabalho pedagógico e garantir o direito à educação de qualidade para todos os estudantes, conforme previsto na legislação vigente.

“Neste evento, os objetivos são muitos, entre eles contribuir para a formação continuada de professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e coordenadores pedagógicos da rede pública municipal, por meio do desenvolvimento de competências teóricas e práticas relacionadas à identificação, atendimento e inclusão de estudantes com Altas Habilidades e Superdotação (AH/SD), promovendo uma educação mais equitativa e responsiva à diversidade”, ressaltou Fernanda.

Gleiciane Veloso, professora do AEE da Escola Municipal Vô Lixandre, localizada no distrito do Maruanum, afirma que a identificação precoce dos traços e características de superdotação garante uma educação mais direcionada ao desenvolvimento das habilidades dessas crianças. “A formação vem aprimorar nossas metodologias de identificação de perfis que demonstram Altas Habilidades e Superdotação”, destacou a professora.

Amanhã (15), segundo dia do evento, será realizada a palestra “Instrumentalizando a Prática: Estratégias e Recursos para o Atendimento de Alunos com Altas Habilidades/Superdotação”, ministrada pela pedagoga Márcia Mourão Mira, do Centro de Altas Habilidades/Superdotação do Amapá (CAAH/S – AP).

Galeria de imagens |

marinalva santana

marinalva santana

Verificado
Assessora de Comunicação
308 matérias publicadas

Marinalva Paes Santana, conhecida no jornalismo e nas artes como Mary Paes, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (2011). É escritora e poeta. Atua na área de Comunicação Interna e Assessoria de Imprensa desde 2008, com ênfase no jornalismo digital e, principalmente, na assessoria de imprensa no estado do Amapá. Trabalhou por quase 16 anos na área de Comunicação dos Correios do Amapá. Paralelamente, prestou serviços de assessoria voluntária a inúmeros grupos culturais e artísticos do estado, com destaque para o FIM – Festival Imagem Movimento, o cineclube Clube de Cinema, a Cooperativa Imagem e Cia, o coletivo Fotógrafos Anônimos, o Coletivo AP Quadrinhos, entre outros. Mantém uma editoria cultural na revista paulista Arte Brasileira, onde escreve exclusivamente sobre artistas do Amapá em destaque pelo mundo. Também produz conteúdo para seu próprio portal/blog e colabora com outros veículos de comunicação amapaenses. Desde fevereiro de 2023, integra a equipe de Comunicação da Prefeitura de Macapá.

Mais publicações de marinalva santana Verificado

Assessora de Comunicação