| Foto: Mary Paes /PMM
A Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza, nos dias 14 e 15 de agosto, na Unidade Integrada Sesi/Senai A Banda, a formação “Altas Habilidades e Superdotação: Desafios, Identificação e Estratégias Pedagógicas para Potencializar o Desenvolvimento Integral dos Estudantes da Rede de Ensino Municipal de Macapá”. Cerca de 220 professores e coordenadores participam do evento durante os dois dias, nos turnos da manhã e da tarde.
Neste primeiro dia, palestrou sobre o tema Hiana Miranda, professora do Atendimento Educacional Especializado do Centro de Altas Habilidades e Superdotação do Amapá, que enfatizou a importância de discutir e capacitar os professores da Educação Infantil para a identificação dos sinais de superdotação.
“Primeiramente, é necessário falar sobre as concepções teóricas que o Ministério da Educação nos traz, a prática pedagógica voltada para o atendimento desses estudantes, que são o público-alvo da educação especial, e fazer com que os professores entendam, hoje, que quanto mais precocemente identificarmos os traços de superdotação, mais cedo começamos a criar uma base de apoio a esses estudantes”, ressaltou a professora Hiana.
A subsecretária de Educação, Monick França, reafirmou a importância de se trabalhar com estratégias, técnicas e metodologias que visem aprimorar o aprendizado dos jovens e, principalmente, o embasamento teórico e prático dos professores da rede municipal, para que consigam estimular cada vez mais o desenvolvimento dos estudantes. Monick também destacou a importância dos cuidados na primeira infância e o quanto eles moldam o futuro dos jovens com superdotação.
Subsecretária de gestão educacional Monick França e a formadora Hiana Miranda | Foto: Mary Paes /PMM
O dia 10 de agosto é celebrado como o Dia Internacional da Superdotação, o que reforça a importância desta discussão para a identificação e valorização das pessoas superdotadas. Por isso, foram abordados métodos, bem como os mitos que ainda existem em torno da superdotação, muitos deles acabam confundindo essa condição com outras, como o TEA (Transtorno do Espectro Autista) e o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade).
Segundo a chefe da Divisão de Educação Especial, Fernanda Silva, a capacitação continuada dos professores do AEE e de seus respectivos coordenadores pedagógicos surge como uma estratégia fundamental para superar lacunas, fortalecer o trabalho pedagógico e garantir o direito à educação de qualidade para todos os estudantes, conforme previsto na legislação vigente.
“Neste evento, os objetivos são muitos, entre eles contribuir para a formação continuada de professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e coordenadores pedagógicos da rede pública municipal, por meio do desenvolvimento de competências teóricas e práticas relacionadas à identificação, atendimento e inclusão de estudantes com Altas Habilidades e Superdotação (AH/SD), promovendo uma educação mais equitativa e responsiva à diversidade”, ressaltou Fernanda.
Chefe da Divisão de Educação Especial, Fernanda Silva e a psicóloga, Ana Pastana | Foto: Mary Paes /PMM
Gleiciane Veloso, professora do AEE da Escola Municipal Vô Lixandre, localizada no distrito do Maruanum, afirma que a identificação precoce dos traços e características de superdotação garante uma educação mais direcionada ao desenvolvimento das habilidades dessas crianças. “A formação vem aprimorar nossas metodologias de identificação de perfis que demonstram Altas Habilidades e Superdotação”, destacou a professora.
Gleiciane Veloso, professora do AEE | Foto: Mary Paes /PMM
Amanhã (15), segundo dia do evento, será realizada a palestra “Instrumentalizando a Prática: Estratégias e Recursos para o Atendimento de Alunos com Altas Habilidades/Superdotação”, ministrada pela pedagoga Márcia Mourão Mira, do Centro de Altas Habilidades/Superdotação do Amapá (CAAH/S – AP).
Galeria de imagens |