Skip to content

Produtores da comunidade de Igarapé das Armas recebem licenças ambientais para a prática de 23 atividades agropecuárias

Através das licenças, a Prefeitura de Macapá busca impulsionar o desenvolvimento econômico das comunidades e fortalecer a agricultura familiar

Por Elisa Maciel - Secretaria Municipal de Comunicação Social


Nesta sexta-feira (17), a Prefeitura de Macapá concedeu licenças ambientais para 15 produtores da comunidade do Igarapé das Armas, Zona Rural do município. Com a autorização, eles poderão executar 23 atividades agropecuárias, incluindo a criação de animais de pequeno e grande porte e o cultivo da mandioca, uma prática comum na região. 

A iniciativa da gestão municipal tem como objetivo o desenvolvimento sustentável das atividades agrícolas locais. A entrega do licenciamento foi executada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Postura Urbana (Semam), em conjunto com a Secretaria de Mobilização e Participação Popular (Semmopp). 

Gerson da Silva é produtor da localidade há 10 anos. Ele conta que buscou na comunidade o lugar para trabalhar com a agricultura e construir sua família. Com as licenças ele poderá diversificar e expandir sua escala de produção, aumentando significativamente sua renda. 

“Cultivamos a mandioca e, a partir disso, comercializamos farinha, beiju e tucupi nas feiras de Macapá. Essa é a fonte do nosso sustento, agora, com a autorização ambiental, vamos trabalhar com segurança e garantir o sustento digno para a nossa família”, disse.

O licenciamento ambiental concedido pela Semam é fundamental para garantir que a produção local ocorra de maneira responsável e planejada. A iniciativa assegura juridicamente as atividades desempenhadas pelos produtores e contribui para a preservação ambiental. 

“Nosso objetivo é impulsionar e fortalecer as comunidades locais, permitindo que obtenham renda por meio da agricultura familiar. A subsistência deles depende disso, e a gestão precisa auxiliar e apoiar de maneira eficaz”, ressalta Valcir Marvulle,  secretário Municipal de Meio Ambiente. 


Na ocasião, os moradores da comunidade também foram ouvidos pela equipe técnica da Semmopp.

“Viemos acompanhar a entrega das licenças, ouvir as necessidades da comunidade e nos colocar à disposição para colaborar na busca por uma melhor qualidade de vida para todos da comunidade”, ressaltou Elenice Scherer,  subsecretária das Agências Distritais da Semmopp.

elisa maciel

elisa maciel

Verificado
Assessora de Comunicação
159 matérias publicadas

Elisa Ferreira Maciel é jornalista formada pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), com uma trajetória marcada pelo compromisso com a comunicação social e o serviço público. Durante sua formação acadêmica, participou ativamente de projetos de extensão voltados para o desenvolvimento das habilidades comunicacionais dos estudantes. Profissionalmente, Elisa acumulou experiência como assessora de comunicação em órgãos privados, onde evoluiu suas competências em planejamento estratégico, relacionamento com a imprensa e produção de conteúdo. Atualmente, atua como assessora de comunicação da Prefeitura de Macapá, exercendo seu papel na coordenação e elaboração de pautas, além da divulgação de informações de utilidade pública.

Mais publicações de elisa maciel Verificado

Assessora de Comunicação