
Gestores da Prefeitura de Macapá, Promotoria de Defesa do Meio Ambiente (Prodemac), Governo do Amapá e representantes de entidades do carnaval e da sociedade civil estiveram reunidos na tarde desta terça-feira, 11, na sede do Ministério Público do Amapá. A reunião teve como objetivo orientar sobre a atuação de cada representatividade no Carnaval 2020 e assegurar medidas de segurança, além das leis ambientais e o direito ao sossego de quem não participará dos eventos.
Segundo o promotor Marcelo Moreira, o planejamento está inserido na campanha “Carnaval na Medida Certa”, colocada em prática pela Prodemac junto a gestores e organizadores da quadra carnavalesca. “A finalidade é reduzir o índice de poluição sonora, a destinação correta do lixo em vias públicas depois dos eventos e, principalmente, a segurança de todos”, destacou.
Segundo o secretário de Gabinete da prefeitura e coordenador do evento, Sérgio Lemos, será assinado um Termo de Compromisso com todos os envolvidos no Carnaval 2020. “A intenção é garantir um alinhamento de responsabilidades tanto da prefeitura, Polícia Militar, Bombeiros quanto dos realizadores dos eventos, e somar esforços para que o carnaval possa acontecer com tranquilidade”, explicou.
Ações da Prefeitura de Macapá
Este ano, na terceira edição da campanha, a Prefeitura de Macapá participará diretamente das ações, representada pelas secretarias municipais de Meio Ambiente (Semam) e de Zeladoria Urbana (Semur), e Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac).
O carnaval é considerado uma das principais festas do ano, caracterizada por música em alto volume. Por esse motivo, a Semam irá intensificar os alertas sobre limites de emissão de decibéis nos eventos. Fiscais ambientais do Município também estarão nas fiscalizações e monitoramento volante.
Já no trânsito, a CTMac utilizará um esquema de segurança durante a passagem dos brincantes pelas ruas e avenidas da cidade, além de ações educativas para orientar o folião. Entre os alertas está o de procurar um transporte legalizado para ir e voltar dos eventos quando ingerir bebida alcoólica. A manutenção e limpeza dos locais públicos será de responsabilidade da Semur, que intensificará as ações neste período.
A maior concentração de equipes será no trajeto da “Banda”, tido como o maior bloco popular da Região Norte. Ruas e avenidas estão recebendo serviços de capina, roçagem e podagem de árvores, além da pintura com cal nas calçadas e a remoção de entulho. O trabalho preventivo de manutenção é para deixar a cidade mais organizada e limpa para o carnaval. Depois dos eventos, garis e varredores farão a remoção do que foi deixado pelos foliões.
As secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Semduh) e de Desenvolvimento Econômico (Semdec) farão a fiscalização dos empreendedores nas áreas onde ocorrerão os eventos de carnaval autorizados pela prefeitura, assim como os órgãos de combate à exploração infantil, como Conselhos Tutelares, entre outros.
Aplicativo
Na ocasião, também foi apresentado o aplicativo do carnaval, desenvolvido pela Prefeitura de Macapá. Na plataforma, os usuários poderão ter acesso à agenda com a programação onde ocorrerão os eventos, mapas, disk denúncias, entre outros, como explicou a secretária de Comunicação de Macapá, Ilziane Launé. “O aplicativo foi pensado para possibilitar o conforto dos brincantes, facilitar o acesso às programações e, principalmente, na segurança da população em geral”, ressaltou.
Investimento
A realização do desfile é da Prefeitura de Macapá, Liesap e iniciativa privada, com apoio do senador Davi Alcolumbre. O evento conta também com recurso de emenda parlamentar do deputado federal Vinícius Gurgel. A festa conta ainda com apoio do Governo do Estado.
Amelline Borges
Assessora de comunicação/PMM
Fotos: Gabriel Flores