Representando a Prefeitura de Macapá, a secretária de Educação, Sandra Casimiro, compôs a mesa de abertura do Fórum Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, que aconteceu na Universidade Federal do Amapá (Uniap), nesta quinta-feira, 23. O evento reuniu lideranças governamentais e profissionais da área para fomentar a discussão sobre questões envolvendo a criação de políticas públicas de fomento à leitura como elemento da cultura amapaense e de combate ao analfabetismo.
Sandra Casimiro destacou a importância do debate no âmbito acadêmico e profissional como meio de oportunizar que essas discussões alcancem aqueles que necessitam da leitura como hábito diário. “Trazendo para o debate os dados desse processo de leitura, em âmbito nacional, 44% da população não lê, de acordo com a pesquisa Retratos da Leitura, são cinco livros por pessoa. Isso é um retrato nacional que precisa ser readequado, de acordo com a necessidade dos municípios, dos estados. Precisam ser discutidas com os profissionais e todos aqueles que trabalham diretamente com a movimentação da leitura na base”, destacou.
A programação do fórum acontece até sexta, 24, quando a equipe da Divisão de Recursos Didáticos do Município irá compor uma mesa redonda sobre Fomento à Leitura e à Formação de Mediadores, relatando trabalhos já desenvolvidos dentro e fora das escolas municipais, por meio de atividades lúdicas intra e extraescolares, com projetos como o Proler, Escola de Leitores e Vagalume.
Também estiveram presentes na abertura do fórum o procurador de Justiça do Ministério Público do Estado, Nicolau Crispino; representante da Unifap, Sandra Mota; diretor da Biblioteca Pública Elcy Lacerda, José Pastana; Conselho Estadual de Política Cultural, Disney Furtado; e o representante da sociedade civil, Alessandro Brandão.
Assessoria de Comunicação/Semed