Foto: Gabriel Gahmã/PMM
Brincar e aprender é uma combinação perfeita, além de ser um direito de toda criança. A Prefeitura de Macapá, realizou nesta sexta-feira (6), um piquenique com os pequenos do Centro Especializado em Reabilitação (CER). Além da diversão, o momento planeja fortalecer a socialização entre a criançada e a natureza, e promover também a educação ambiental.
O passeio foi supervisionado pela equipe de colaboradores do parque, juntamente com os profissionais do Centro Especializado. Todas as crianças estavam acompanhadas pelos pais ou responsáveis, que durante a visita conheceram a extensão do Horto e aproveitaram as instalações que o espaço disponibiliza.
“É com muita satisfação que recebemos toda essa galerinha. Nosso objetivo hoje, foi promover essa interação com o horto, as famílias e as equipes. Estamos em plena Semana Mundial do Meio Ambiente e aproveitamos essa ocasião com os nossos visitantes para incentivar práticas que ajudam a preservação e conscientização ambiental”, enfatizou Max Ataliba, Subsecretário Municipal do Meio Ambiente e Diretor do Horto.
Eduardo e o filho Theo | Foto: Gabriel Gahmã/PMM
Eduardo Patrício Barbosa Cardoso, de 44 anos, é pai do Theo Eduardo, autista nível dois de suporte. Ele conta o quão as atividades inclusivas são importantes para as crianças.
“Mais uma vez o município mostrando sua preocupação em promover a diversidade e a inclusão. É uma grande alegria para as pessoas que estão inseridas nos transtornos do espectro autista, estes momentos de socialização e experiências, que sem dúvidas, estão criando memórias incríveis”.
Suzane Alfaia, diretora do CER explicou como as atividades recreativas são desenvolvidas dentro e fora da unidade.
“Nossas programações acontecem mensalmente, dependendo também das datas comemorativas. Estamos sempre em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que juntamente com os nossos profissionais desempenham um papel fundamental para o acolhimento e atendimento especial. As atividades são acompanhadas por fisioterapeutas, psicólogos, educadores físicos, enfermeiros e assistentes sociais”.
O CER está localizado no bairro Infraero, Zona Norte de Macapá. A unidade conta com uma equipe multiprofissional que atende pessoas com deficiência física, intelectual e visual e crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).