Skip to content

Prefeitura lança programa ‘Negro Eu Sou’ no Dia Internacional dos Direitos Humanos 

Programação contou com a exibição de documentários e apresentações de marabaixo e capoeira

Por Andreia Tavares - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Programação aconteceu na manhã desta terça-feira (10) no Centro de Cultura Negra do Amapá | Foto: Merlin Pires/PMM

No dia em que é comemorado o Dia Internacional dos Direitos Humanos (10), a Prefeitura de Macapá, através da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), organizou uma ação para celebrar a data no Centro de Cultura Negra do Amapá, no bairro do laguinho.

A programação contou com a exibição de documentários sobre a vida negra e as culturas amapaenses, danças de marabaixo, apresentações de capoeira e o lançamento do programa “Negro Eu Sou”.  

O novo programa surge como mais uma medida na luta pela igualdade, buscando promover o diálogo sobre questões raciais.

Esmeraldina dos Santos, poetisa e pedagoga, comentou sobre a importância de iniciativas como essa.

“Eu, que estou dentro das salas de aula, sei como é importante debater todos os dias o racismo. Programas como esse são mais uma forma de ajudar a transformar a sociedade”, afirmou a professora.  

O Dia Internacional dos Direitos Humanos marca o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1948. Esse documento histórico estabelece os direitos fundamentais à dignidade, liberdade e igualdade, princípios que orientam as ações governamentais e comunitárias na construção de uma sociedade mais justa.  

O secretário de Direitos Humanos, Raimundo Costa, reforçou a relevância do evento. “Nesse dia, refletimos sobre a importância de assegurar e respeitar os direitos humanos fundamentais das pessoas e também aproveitamos para celebrar a nossa cultura”, disse o secretário.    

A iniciativa reforça o compromisso com a promoção da igualdade e do respeito às diversidades. As tradições afro-brasileiras foram representadas com apresentações artísticas de dança de marabaixo e capoeira.

A programação, realizada no Centro de Cultura Negra do Amapá Raimunda de Nazaré da Silva Ramos, contou com a participação da presidente da União dos Negros do Amapá (UNA), Cristina Almeida, que expressou sua felicidade em colaborar com a comemoração de uma data tão significativa.

Andreia Loreana Tavares de Jesus

Andreia Loreana Tavares de Jesus

Verificado
Assessora de Comunicação
276 matérias publicadas

Assessora da Prefeitura de Macapá, atuando nas pastas do Bioparque, Secretaria da Mulher e Secretaria de Esporte, também realizo roteiros para as mídias sociais.

Mais publicações de Andreia Loreana Tavares de Jesus Verificado

Assessora de Comunicação