Skip to content

Prefeitura inicia entrega de 931 cartões Auxílio Alimentação aos empreendedores de Macapá

Por -

Nesta segunda-feira (07), a Prefeitura de Macapá realizou a cerimônia de entrega simbólica dos cartões do Auxílio Alimentação aos empreendedores cadastrados nas feiras da 1° de Maio e do Pescado. A gestão do programa é executada pelas Secretarias Municipais de Assistência Social (Semas) e Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi). O evento ocorreu no Shopping Popular de Macapá.

No total, 931 trabalhadores informais foram contemplados nesta etapa e os beneficiados poderão utilizar o dinheiro na compra de alimentos em Macapá. Durante a entrega, o prefeito do município, Dr. Furlan, destacou que além da vacinação, promover a segurança alimentar para a população é uma das prioridades da gestão municipal.

“Estamos obstinados em vacinar toda a população de Macapá e estamos caminhando para reduzir as desigualdades colocando comida na mesa do macapaense. Por meio deste benefício, milhares de famílias terão acesso ao alimento de qualidade”, afirma Dr. Furlan.

Parceria

Em parceria com o Ministério Público do Estado do Amapá (MP-AP), houve a conferência dos dados dos cadastrados, um dos procedimentos que a Semas costuma seguir, como explica a secretária Patrícia Ferraz. “Até a concessão final do benefício, houve um controle rigoroso da Prefeitura junto aos órgãos fiscalizadores para que o cartão chegasse de fato ao trabalhador informal que teve sua atividade suspensa pela pandemia”, disse.

Fomentando a economia local

Durante a entrega, o secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação, Rafael Gato, destacou a importância do fomento que o programa gera no comércio local. De acordo com o gestor, essa também é a intenção da Semtradi enquanto mobilizadora do público de empreendedores. “Nossa intenção é fazer crescer a economia local através destes homens e mulheres que tiveram uma queda nas vendas por causa da pandemia. O amparo a essas pessoas, sem dúvida, é preciso”, disse.

Recurso aplicado

De acordo com o senador Randolfe Rodrigues (Rede), a destinação da emenda de 19,1 milhões junto aos deputados Luiz Carlos (PSDB) e Acácio Favacho (Pros) já priorizava a inclusão dos trabalhadores informais na lista de beneficiados. “Já prevíamos as dificuldades que a pandemia traria a esses trabalhadores e sabemos o quão importante é ver a emenda sendo executada com transparência pela Prefeitura e chegando de fato a quem precisa”, comenta o senador.

Classe valorizada

Alana Gouveia é feirante e vê no auxílio uma grande ajuda no sustento da família. “Quando parou tudo a gente sofreu realmente, como todos os comerciantes informais de Macapá. O cartão é justo, estávamos esperando ansiosos por ele e isso é respeitar, também, a nossa classe, a qual tenho muito orgulho de dizer que faço parte”, disse.

Entregas

Os cartões poderão ser retirados das 08h às 18h, de segunda a sexta-feira na Casa do Bolsa, localizada na rua Leopoldo Machado, esquina com Desidério Antônio Coelho, no bairro do Trem. O beneficiário deverá levar documento oficial com foto.

Naiara Milhomem e Vithória Barreto
Secretaria Municipal de Comunicação Social