Skip to content

Prefeitura de Macapá recebe resultados de exames que tinham sido enviados ao Lacen no período de 30 de abril a 19 de maio

Por -

A Prefeitura de Macapá recebeu nesta segunda-feira, 22, mais de 3 mil resultados de exames que estavam represados no Lacen desde o dia 30 de abril e que tinham sido enviados para a Fiocruz. Destes, 2.519 resultados deram positivos para a Covid-19, aumentando os registros do município em mais de 2 mil casos positivos.

“Esse aumento de hoje no número de casos é devido à demanda represada de exames que hoje foi liberada pelo Lacen. Desde 30 de abril, nós estávamos recebendo um quantitativo muito pequeno de resultados, e hoje recebemos um quantitativo grande de resultados coletados no período de 30 de abril a 19 de maio. Todos esses pacientes deste período de exame, hoje já estão recuperados da doença”, explicou a coordenadora do Comitê de Enfrentamento e Combate ao Coronavírus, Silvana Vedovelli.

O Município ainda aguarda pelo menos 7 mil resultados de exames, que foram encaminhados ao Lacen e que ainda não foram liberados. A Prefeitura de Macapá, desde o início da pandemia, vem reforçando suas ações de combate e prevenção à Covid-19, com a implantação das unidades de referência no atendimento aos pacientes acometidos pela síndrome respiratória, e mais recentemente ampliando esse atendimento com a implantação da Unidade Covid Santa Inês; a realização de atendimento e testagem rápida nos distritos com a Carreta da Saúde, a UBS Fluvial e o atendimento das equipes itinerantes nas localidades mais distantes, cujo acesso é mais difícil.

Para dar um reforço a mais nas ações, a prefeitura adquiriu no início de junho 20 mil testes, que vêm sendo utilizados nas 4 unidades de referência, na testagem rápida dos servidores da linha de frente do combate à doença e nos distritos de Macapá. “Nós já testamos todos os servidores da saúde, os da linha de frente de combate ao vírus, e estamos testando os servidores dos nossos distritos. Já fizemos no Bailique e continuamos fazendo. Por meio da Carreta da Saúde, que é itinerante, fizemos nas comunidades de Abacate, Santo Antônio e Ressaca da Pedreira, Curralinho e hoje estamos fazendo esse atendimento na Ilha Redonda, Maruanum, Mel da Pedreira, São Joaquim do Pacuí, Tracajatuba e Santa Luzia do Pacuí”, destacou a coordenadora Silvana.

Secretaria de Comunicação de Macapá

Karla Marques

Assessora de comunicação