
Ação levou serviços de saúde, cidadania, beleza e bem-estar para os moradores da região e comunidades rurais próximas | Fotos: André Valente/PMM
A Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou nesta semana, mais uma edição da Ação Itinerante, desta vez no Distrito do Pacuí, zona rural da capital. A iniciativa levou atendimentos gratuitos nas áreas de saúde, cidadania, assistência social, bem-estar e lazer à população da região.
Durante a programação, moradores do Pacuí e de comunidades vizinhas tiveram acesso a serviços como atualização do Cadastro Único (CadÚnico), emissão da carteirinha do idoso, orientações sobre benefícios sociais e atendimentos da Casa do Bolsa. Também foram oferecidos vacinação, atendimento médico e atividades de esporte e lazer.
A ação contou ainda com serviços de beleza, como corte de cabelo e aplicação de cílios, promovendo autoestima e cuidado pessoal para os participantes.
Moradora da comunidade Garimpo de São Tomé, Valdileia Ramos ressaltou a importância da iniciativa para quem vive longe do centro urbano.
“Essa ação aqui dentro da nossa comunidade veio para beneficiar muito todos nós moradores e as comunidades vizinhas, principalmente para a gente que fica distante da cidade e precisa desses serviços, como tirar documentação, atualizar o CadÚnico e fazer atendimento médico”, destacou.
Durante a ação Valdielia Ramos realizou a atualização do seu CadÚnico e aproveitou os serviços de beleza e bem-estar oferecidos | Fotos: André Valente/PMM
A Ação Itinerante integra o calendário de atividades da Prefeitura e reforça a política de fortalecimento da rede de proteção social no município, promovendo inclusão e cidadania nas áreas mais afastadas da capital.
O secretário municipal de Assistência Social, Pedro Filé, reforçou o compromisso da gestão em ampliar o alcance das políticas públicas.
“O nosso objetivo é esse: fazer com que os serviços da assistência social cheguem até as pessoas que mais precisam, descentralizando os atendimentos e levando para a população que está na ponta. É garantir acesso fácil e mais dignidade para quem mais precisa”, afirmou.
Pedro Filé, secretário de Assistência Social de Macapá | Fotos: André Valente/PMM
Cras Itinerante
O Cras Itinerante é uma estratégia desenvolvida pela Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), para levar os serviços dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) até as comunidades localizadas em áreas mais distantes, de difícil acesso ou que ainda não contam com uma unidade fixa.
Ao invés de esperar que os usuários se desloquem até o Cras, a iniciativa leva até eles, de forma programada, uma série de atendimentos gratuitos nas áreas de assistência social, saúde, cidadania, bem-estar e lazer, fortalecendo a rede de proteção social no município.
Galeria de imagens | Fotógrafo: André Valente/PMM