Skip to content

Prefeitura de Macapá realiza 2ª edição das Olimpíadas do Conhecimento neste sábado (8)

Evento reuniu cerca de 200 estudantes e destacou integração entre ciência, cultura, esporte e meio ambiente

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Educação

2ª Olímpiadas do Conhecimento contou com 6 modalidades, entre elas, a natação | Foto: Merlin Pires /PMM

A Prefeitura de Macapá realizou, na manhã deste sábado (8), a 2ª edição das Olimpíadas do Conhecimento, que reuniu cerca de 200 estudantes dos 4º e 5º anos do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino. A programação, com o tema “Minha Macapá, Amapá, Amazônia, Nosso Futuro”, promoveu atividades voltadas à integração entre ciência, cultura, esporte e sustentabilidade.

As competições ocorreram no Complexo Esportivo Glicério de Souza Marques e na piscina do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar, com modalidades de redação, arte com materiais reutilizáveis, corrida, xadrez, natação e cubo mágico.

Com o tema central, a iniciativa buscou estimular o interesse dos alunos pelo esporte, pela pesquisa e pela escrita, além de valorizar a Amazônia como espaço de aprendizado e responsabilidade ambiental.

O secretário municipal de educação, Marcos Pantoja, destacou a importância do evento para o desenvolvimento dos estudantes.

“Este é mais um projeto da Prefeitura de Macapá e da Secretaria Municipal de Educação que promove a socialização entre escola e família, incentivando uma competição saudável, que une esporte, entretenimento, lazer e conhecimento, tornando a educação do município ainda mais completa”, ressaltou.

A professora Hortência da Silva, do 5º ano da Escola Municipal Elita Nunes Melo, celebrou a dedicação dos alunos. “É uma experiência maravilhosa ver nossos estudantes se empenhando e mostrando que o aprendizado vai além da sala de aula, envolvendo disciplina, superação e trabalho em equipe”, afirmou.

Entre os participantes, o aluno José Pietro, de 10 anos, demonstrou entusiasmo com a modalidade de xadrez.

“Eu gosto muito de participar das competições. A cada partida aprendo um pouco mais e fico feliz em representar minha escola”, contou orgulhoso.

Na modalidade de Redação, a estudante Rebeca Betina, também de 10 anos, da Escola Municipal Maria Luiza Bello, compartilhou o tema de seu texto.

“Escrevi sobre os pontos turísticos de Macapá, especialmente os que eu mais gosto de visitar”, explicou.

A mãe da aluna, Eglantina Bezerra, professora de 48 anos, acompanhou a filha com entusiasmo.

“Estou muito feliz em participar das Olimpíadas este ano. É um projeto que incentiva as crianças a estudarem e a mostrarem seus talentos”, destacou.

Entre outros objetivos, o evento busca aproximar o aprendizado escolar das práticas esportivas e culturais, promovendo um olhar mais consciente sobre os desafios e oportunidades da Amazônia.

Os vencedores do 1º, 2º e 3º lugares de cada modalidade receberam medalhas e troféus, e os professores orientadores dos finalistas de redação foram homenageados com medalhas e certificados.

Mais do que uma competição escolar, as Olimpíadas do Conhecimento 2025 reforçaram o vínculo entre escola, comunidade e meio ambiente, celebrando o conhecimento, a cultura local e a importância da Amazônia para o equilíbrio do planeta.

Esta edição do Projeto foi uma realização da Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), apoio da Guarda Civil Municipal, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar.

| Galeria de Fotos: Merlin Pires /PMM