Skip to content

2° Fórum Comunitário do Selo UNICEF discute políticas públicas para crianças e adolescentes

Objetivo do Fórum é avaliar resultados do Plano de Ação Municipal pelos Direitos da Criança e do Adolescente. Plano foi apresentado em 2021 e executado no ano seguinte

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Crianças e adolescentes participaram do 2º Fórum Comunitário do Selo UNICEF | Foto: Mary Paes/PMM

A Prefeitura de Macapá, por meio da Comissão Intersetorial das secretarias municipais de Saúde, Educação, Assistência Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizou neste sábado (29), numa faculdade da Zona Sul da capital, o 2° Fórum Comunitário do Selo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), edição 2021 a 2024.

O objetivo do Fórum é avaliar a implementação e os resultados do Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes no que diz respeito ao conjuntos de políticas públicas direcionadas a este público-alvo, e verificar se houve avanços satisfatórios dentro de cada eixo de execução.

Madson Millor, secretário de educação do município de Macapá, explicou que houve três etapas do selo UNICEF. A primeira aconteceu em 2021, com o planejamento das ações a serem desenvolvidas com as crianças e adolescentes.

A segunda, em 2022, com a execução do projeto. E agora, a apresentação dos resultados alcançados com a implementação das ações de políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes.

A secretária municipal de saúde, Érica Aymoré, salientou algumas ações da área da saúde, voltadas ao Selo UNICEF.

“O papel da Secretaria de Saúde é o de fazer o acompanhamento dos indicadores de prevenção às doenças, como imunização e estratégias para aumento da cobertura vacinal. Nesse ciclo do selo, focamos também na saúde mental das crianças e adolescentes com o fortalecimento do programa Saúde na Escola, tratando sobre várias questões que afetam o ambiente escolar, como bullying, racismo estrutural e alterações climáticas, entre outros temas importantes”, destacou a secretária.

A Jovem Aprendiz Bianca Grott, de 17 anos, estava participando do Fórum e falou da importância dos jovens estarem atentos às questões que envolvem seus direitos.

“Todo e qualquer conhecimento é importante, principalmente para nós jovens, que estamos construindo nossa vida profissional, e isso só é possível a partir das experiências que a gente se dispõe a vivenciar. O Fórum traz essa temática do respeito aos nossos direitos, e se conhecemos os nossos direitos, podemos agregar valor à nossa formação, não só como profissionais, mas também como pessoas”, ressaltou a jovem aprendiz.

O estudante Alonso de Sousa, de 11 anos, representou as crianças e adolescentes, no dispositivo, e deu destaque para o respeito que as pessoas devem ter para com eles.

“Não são apenas os adultos que precisam ser ouvidos e respeitados, as crianças também têm esse direito”, enfatizou.

A Conselheira Tutelar da Zona Sul, Uelma Medeiros, explicou a função do Conselho dentro do Fórum. “Estamos aqui, para junto das demais lideranças, verificarmos se as ações e articulações que foram planejadas em 2021, foram realizadas a contento. Nosso papel, enquanto Conselheiros, é zelar pelos direitos de crianças e adolescentes, e garantir que o plano anteriormente apresentado, foi executado no período estabelecido”, ressaltou a conselheira.

O evento contou com as parcerias do CMDCA, Promotoria da Infância e Juventude (Ministério Público do Amapá), Comissão Intersetorial do Selo UNICEF, Ministério Público do Amapá, gestão municipal  representada pelos secretários da SEMED, SEMSA,  SAMS, e participação de adolescentes do Núcleo da Criança e do Adolescente (NUCA), conselheiros tutelares, lideranças comunitárias sindicais e religiosas, familiares de crianças e adolescentes, profissionais de saúde e educação, assistência social e saneamento básico, comunicadores e artistas.

 Sobre o Selo UNICEF

O papel do Selo UNICEF é estimular o município para otimizar recursos humanos e financeiros, qualificando a demanda e melhorando a oferta de políticas públicas direcionadas à infância e adolescência.

Eixos debatidos no 2º Fórum do Selo UNICEF:

1- Tema: Desenvolvimento Infantil na Primeira Infância

Responsável: SEMSA

2 – Tema: Educação de Qualidade para Todos

Responsável: SEMED  

3 – Tema: Hábitos de Higiene e Acesso à água e saneamento assegurados na escola para Crianças e Adolescentes nas Escolas

Responsável: SEMED

4 – Tema: Oportunidade de Educação, Trabalho e formação profissional para Adolescentes e Jovens

Responsável: CMDCA e INOVA

5 – Tema: Desenvolvimento Integral, Saúde Mental e Bem-Estar de Crianças e Adolescentes na segunda década da vida

Responsável: SEMSA

6 – Tema: Prevenção e respostas às violências contra crianças e adolescentes

Responsável: CT – CMDCA

7 – Tema: Proteção social e atenção integral para famílias vulneráveis via serviços intersetoriais

Responsável: SEMAS

8 – Tema: Eixo de participação Cidadã e gestão por resultados

Responsável: CMDCA

Confira mais fotos:

marinalva santana

marinalva santana

Verificado
Assessora de Comunicação
302 matérias publicadas

Marinalva Paes Santana, conhecida no jornalismo e nas artes como Mary Paes, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (2011). É escritora e poeta. Atua na área de Comunicação Interna e Assessoria de Imprensa desde 2008, com ênfase no jornalismo digital e, principalmente, na assessoria de imprensa no estado do Amapá. Trabalhou por quase 16 anos na área de Comunicação dos Correios do Amapá. Paralelamente, prestou serviços de assessoria voluntária a inúmeros grupos culturais e artísticos do estado, com destaque para o FIM – Festival Imagem Movimento, o cineclube Clube de Cinema, a Cooperativa Imagem e Cia, o coletivo Fotógrafos Anônimos, o Coletivo AP Quadrinhos, entre outros. Mantém uma editoria cultural na revista paulista Arte Brasileira, onde escreve exclusivamente sobre artistas do Amapá em destaque pelo mundo. Também produz conteúdo para seu próprio portal/blog e colabora com outros veículos de comunicação amapaenses. Desde fevereiro de 2023, integra a equipe de Comunicação da Prefeitura de Macapá.

Mais publicações de marinalva santana Verificado

Assessora de Comunicação