Foto: Jesiel Braga/PMM
A 1ª edição do Mobiliza Macapá levou à comunidade do Habitacional Miracema uma série de serviços gratuitos, atividades esportivas, lazer e ações de educação ambiental, fortalecendo a aproximação entre a gestão pública e a população, promovendo integração e bem-estar às famílias. O evento aconteceu na Creche Municipal Professora Marinei de Sousa Cardoso Uchôa, na Zona Norte da cidade.
A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Mobilização e Participação Popular (Semmopp), tem como objetivo estreitar a relação entre a prefeitura e a comunidade, promovendo um dia de cuidado, cidadania e convivência. A ação busca oferecer serviços públicos de qualidade diretamente aos bairros, ampliando o acesso da população a atendimentos essenciais.
Acompanhe a programação de esporte, lazer e educação ambiental
O programa foi repleto de atividades recreativas e educativas. Crianças e adultos puderam participar de brincadeiras tradicionais como corrida de saco, bandeirinha, queimada, futebol de travinha e cabo de guerra, além de jogos educativos que estimulam o trabalho em equipe e a consciência ambiental.
A diversão para os pequenos ficou garantida com a presença dos animadores Tio Nescau e Tio Samuca, pintura facial e distribuição do Macapágoods, pequenos livros ilustrativos das belezas e histórias da capital.
Fotos: Jesiel Braga/PMM
Entre as ações ambientais, o público experimentou uma colmeia demonstrativa, recebeu kits ecológicos e participou do CityTour Panorâmico, com passeios gratuitos por quatro pontos turísticos de Macapá, incentivando o turismo local e a valorização do patrimônio cultural da cidade.
Drª. Rayssa Furlan, gestora da Semmopp, explicou que o programa representa um novo formato de ação social, pensado para descentralizar os serviços públicos e levar mais presença do poder público às comunidades.
Secretária da Semmopp, Drª Rayssa Furlan | Foto: Jesiel Braga/PMM
“Nosso propósito foi promover um dia de integração e cuidado, em que as pessoas possam ter acesso aos serviços da prefeitura e também momentos de lazer e aprendizado. O Mobiliza Macapá é uma forma de ouvir a população e estar mais perto de quem precisa”, destacou.
Para dona Maria Oneide de Costa Sousa, de 80 anos, o Mobiliza Macapá foi mais do que uma ação de serviços, foi uma experiência inesquecível.
Maria Oneide participou da ação | Foto: Aline Silva/PMM
“Além de receber atendimento, tive a alegria de conhecer o Parque Meio do Mundo pela primeira vez, durante o CityTour Panorâmico. Foi um momento especial, que vou levar comigo com muito carinho”, relatou emocionada.