Foto: Jesiel Braga/PMM
A Prefeitura de Macapá irá prorrogar até o dia 11 de outubro o prazo para a atualização cadastral para os inscritos no processo do edital nº 001/2019-CGPMCMV/PMM para o Conjunto Habitacional Vila dos Operários (Janary Nunes).
A prorrogação foi definida após uma instabilidade inicial em razão do alto número de acessos no SISHAB Macapa, o novo sistema on-line para o recadastramento, o que já foi resolvido pelas equipes da prefeitura.
O SISHAB está disponível no site oficial da prefeitura ou neste link. A atualização cadastral, é necessária para dar continuidade no processo de seleção dos beneficiários, atendendo as regras de classificação e hierarquização conforme a portaria de nº 738, de 22 de julho de 2024 do Ministério das Cidades, Programa Minha Casa Minha Vida. Quem não realizar a atualização cadastral será desabilitado do processo de seleção, não cabendo recurso.
“Pedimos que tenham muita atenção e tranquilidade no momento de informar seus dados no sistema. Evitando declarar dados incorretos. A Prefeitura de Macapá trabalha para garantir a participação de todos de forma justa, no processo da realização do sonho da casa própria”, ressaltou a subsecretária municipal de habitação, Mayla Carvalho.
No dia 13 de outubro será publicada a lista unificada dos candidatos que realizaram a atualização cadastral.
O habitacional contará com 500 imóveis que atualmente já alcançam 75% de execução de obra e com previsão de entrega para o primeiro semestre de 2026.
A atualização cadastral, é necessária para dar continuidade no processo de seleção dos beneficiários, atendendo as regras de classificação e hierarquização conforme a portaria de nº 738, de 22 de julho de 2024 do Ministério das Cidades, Programa Minha Casa Minha Vida. Quem não realizar a atualização cadastral será desabilitado do processo de seleção, não cabendo recurso.
Inscrições
O edital da atualização cadastral foi publicado no dia 25 de setembro, e está disponível na aba de editais no site da Prefeitura de Macapá ou através do link. Todos os dados informados serão de total responsabilidade do declarante e este deve estar regularmente cadastrado no CadÚnico.
No caso do candidato que tinha duas ou mais inscrições no edital 2019, nesta fase da atualização cadastral somente uma será validada, mediante a vinculação ao Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Outro critério que deve ser atendido é que o candidato não pode ter sido beneficiado em nenhuma outra edição do Minha Casa, Minha Vida ou outros programas habitacionais do Governo Federal.
É importante ressaltar que a atualização dos dados é apenas o primeiro passo para a seleção dos beneficiários, que ainda devem passar pela fase de comprovação das informações declaradas e atender os critérios de elegibilidade do Programa Minha Casa Minha, bem como, passar pela pesquisa de enquadramento as regras do Programa realizado pela Caixa Econômica Federal.
Entre os critérios de prioridade utilizados pelas regras do Programa Minha Casa Minha Vida e que estejam declarados no CadÚnico incluem: mulher na condição de responsável pela unidade familiar, pessoa negra na composição familiar, pessoa com deficiência na composição familiar, idoso na composição familiar, criança ou adolescente na composição familiar, entre outros. A lista completa está disponível no edital.
Ainda de acordo com o edital, 50% dos imóveis serão destinados para beneficiários do Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e portadores de microcefalia, 3% dos imóveis para pessoas com deficiência, 3% dos imóveis para pessoa idosa, 3% dos imóveis para pessoas em situação ou trajetória de rua e 5% mulheres vítimas de violência doméstica e familiar na composição familiar.