Skip to content

Prefeitura de Macapá promove campanha de adoção responsável e incentiva cuidado com animais resgatados

Ação “Amor no Meio do Mundo” reuniu adoção de cães e gatos, vacinação antirrábica e conscientização sobre guarda responsável

Por Emislene Uchôa - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Foto: Cleito Souza – Semcom/PMM

A Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde (SMVS), realizou na sexta-feira, 26, no Parque do Meio do Mundo, a campanha “Amor no Meio do Mundo”, uma ação de adoção responsável voltada ao incentivo e à conscientização da população sobre a importância de acolher animais que vieram das ruas e foram vítimas de abandono e maus-tratos.

A feira disponibilizou 23 animais, entre cães e gatos, preparados para receber um novo lar. Para garantir a segurança e o bem-estar dos pets, o processo de adoção contou com critérios de responsabilidade, incluindo assinatura de termo de adoção e um termo que garante a futura castração por meio do programa de castração móvel realizado pela Prefeitura de Macapá.

Os animais aptos para adoção também receberam cuidados prévios, como vacinação antirrábica e vermifugação. Durante o evento, a vacina antirrábica também esteve disponível ao público, ampliando o acesso aos serviços de prevenção e proteção da saúde animal.

De acordo com a SMVS, a iniciativa surgiu diante da alta demanda de animais abandonados e da necessidade de ampliar a cobertura vacinal no município, fortalecendo ações de controle e prevenção que impactam diretamente na saúde animal e humana.

Foto: Cleito Souza – Semcom/PMM

Em situações específicas, a secretaria também realiza o resgate de animais em condição de vulnerabilidade ou com problemas de saúde, garantindo atendimento veterinário, recuperação e acolhimento provisório até que sejam encaminhados para adoção.

O secretário Jefferson Oliveira destacou que a ação integra um planejamento estratégico voltado ao cuidado animal e à ampliação da vacinação.

“Traçamos um plano e, dentro dele, existe uma meta de cobertura vacinal que queremos alcançar, vamos desenvolver várias ações para atingir os animais que ainda não foram vacinados. Foi diante dessa demanda que surgiu a ideia de realizar o circuito de adoção aqui no Meio do Mundo. Temos muitos animais precisando de um lar e muitas pessoas querendo adotar, e estamos ajudando os pets e também a população”, afirmou.

Secretário Jefferson Oliveira | Foto: Cleito Souza – Semcom/PMM

O primeiro animal adotado foi o filhote Paçoca. Ele ganhou um novo lar com o casal Clebison e Adriane, que buscaram proporcionar ao filho Samuel a companhia de um cãozinho por meio da adoção responsável.

“Nós já estávamos pensando em adotar um cãozinho e, quando soubemos da iniciativa da secretaria, entendemos a importância de fazer uma adoção com cuidado, zelo, segurança e responsabilidade. Isso incentiva toda a sociedade a adotar com consciência. Saber que esse animal ficará bem e será cuidado por uma família que realmente deseja adotá-lo é muito importante”, relataram.

Foto: Cleito Souza – Semcom/PMM

A professora Ana Cléia conheceu a ação pelas redes sociais e decidiu praticar da ação, ela e a filha viveram um momento marcado pela emoção ao decidirem ao adotarem uma cachorrinha fêmea, dando uma nova oportunidade a um animal resgatado.

“Os animais fazem parte da nossa vida e, em muitos momentos, representam cura e acolhimento em muitas situações. Nós recentemente perdemos nosso gato, e resolvemos vir aqui. A prefeitura de Macapá está de parabéns por promover esse momento, e que essa ação continue proporcionando a chance de que os animais que precisam possam encontrar um lar”, destacou.

A adoção simbolizou um novo começo para a família, que encontrou no gesto de acolher um animal uma forma de transformar o momento de perda em cuidado, afeto e responsabilidade.

Outro momento que chamou atenção foi o da munícipe Cristina Peixoto, que esteve no local para vacinar seus três gatos e acabou aumentando a família ao adotar mais um felino. Segundo ela, existe o desejo de futuramente adotar outro animal.

Novas edições da feira estão previstas e, em breve, a Prefeitura de Macapá divulgará datas e locais das próximas ações.

A campanha “Amor no Meio do Mundo” reforça o compromisso da Prefeitura de Macapá com a proteção e o bem-estar animal, promovendo ações permanentes de adoção responsável, vacinação, cuidado e conscientização, garantindo mais qualidade de vida aos animais e fortalecendo uma cultura de respeito e responsabilidade junto à população.

Veja mais: