Skip to content

Prefeitura de Macapá promove blitz educativa para a comunidade abrangente do Cras Esperança 

Durante a ação, foram distribuídos panfletos informativos sobre prevenção, sintomas, fatores de risco, e onde procurar atendimento na rede municipal de Macapá

Por Aline Silva* - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Blitz educativa em alusão à Campanha Novembro Azul | Foto: Merlim Pires/PMM

A Prefeitura de Macapá, por meio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Esperança, realizou nesta sexta-feira (29), uma blitz educativa em alusão à Campanha Novembro Azul. A concentração aconteceu na Av. Padre Júlio, entre as ruas Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

O câncer de próstata ainda é considerado um tabu na sociedade, por isso o CRAS Esperança, com o apoio da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), promoveu uma campanha de alerta e conscientização da prevenção, chamada Novembro Azul: Troque o preconceito pela vida.

Segundo o Ministério da Saúde, a cada seis homens, um terá câncer de próstata. Os números são expressivos e por isso a necessidade de uma campanha voltada para o público masculino, pois, se descoberto em estágio inicial, a doença tem possibilidade de cura de 90%.

Gilson Ribeiro, de 43 anos, é Funcionário Público e estava passando no momento da ação. O servidor contou que cuida de sua saúde e reforçou que a prevenção é o melhor caminho para uma vida mais saudável.   

Funcionário Público, Gilson Ribeiro | Foto: Merlim Pires/PMM

“Essa blitz foi extremamente necessária, pois ela veio como lembrete e alerta, principalmente para nós que estamos entre os 40 e 45 anos e precisamos nos cuidar ainda mais”.

Augusto Trindade, chefe do Departamento de Trânsito da CTMac, explica que “o departamento sempre apoia o trabalho educativo nas ruas, dando suporte para que as equipes possam atuar na entrega de panfletos e orientação”.

Marcos Abelardo, coordenador do CRAS Esperança, afirmou que a campanha faz parte do cronograma de atividades do equipamento e encerra depois de um mês dedicado à temática. “Sanamos algumas dúvidas e principalmente alertamos nossa comunidade com informações primordiais”, disse.     

Aline Silva* – Estagiária Sob Supervisão da Secretaria Municipal de Comunicação Social