Skip to content

Prefeitura de Macapá promove ação de saúde e cuidado voltada para mães atípicas

Evento realizado no Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes atendeu mais de mil mães atípicas

Por Sarah Lopes - Secretaria Municipal de Saúde

Ação de saúde | Foto: Sarah Lopes/PMM

Em homenagem ao Mês das Mães, a Prefeitura de Macapá realizou, neste sábado (17), uma ação especial voltada para mães atípicas. Mulheres que vivem uma rotina intensa de cuidado com filhos que demandam atenção e acompanhamento. A iniciativa aconteceu no Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes e ofereceu serviços gratuitos de saúde, bem-estar e acolhimento, com o objetivo de cuidar de quem cuida.

Durante o evento, as participantes tiveram acesso a exames laboratoriais, atendimentos com especialistas, acolhimento psicológico, sessões de massoterapia e momentos de autocuidado, como corte de cabelo, design de sobrancelhas e atividades coletivas. Enquanto as mães recebiam atendimento, seus filhos foram acompanhados por uma equipe multiprofissional na Clínica-Escola Coração Azul.

A moradora Rosemery Neves, mãe da pequena Ayla Manuela, diagnosticada com autismo, aproveitou a ação para cuidar da saúde bucal.
“Eu tenho uma vida dedicada ao cuidado da minha filha. Preciso acompanhá-la nas consultas, terapias e outras atividades. Ter esse momento em que posso cuidar de mim, fazer exames, cuidar do meu sorriso, é incrível! Agora a Ayla vai olhar para mim e ver que estou bem para cuidar ainda melhor dela”, afirmou.

A ação foi promovida por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) e da Secretaria Municipal de Mobilização e Participação Popular (SMMPP), com apoio da Clínica-Escola Coração Azul, equipamento público recém-inaugurado pela atual gestão.

A secretária municipal de Saúde, Erica Aymoré, ressaltou a importância da ação para as mães atípicas:

“As mães atípicas vivem uma rotina intensa e, muitas vezes, invisível. Esta ação é um reconhecimento da importância do cuidado com elas, não apenas como mães, mas como mulheres que também precisam ser acolhidas e cuidadas. Cuidar de quem cuida é uma prioridade para a nossa gestão”, finalizou.

Sarah Monte Lopes

Sarah Monte Lopes

Verificado
Assessora de Comunicação
21 matérias publicadas

Sarah Lopes é bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Tenho experiência em redação, reportagem e produção audiovisual, desenvolvida na Agência Experimental de Comunicação (AGCOM), onde pude explorar diferentes linguagens e aprofundar minha prática jornalística em diversos formatos. Atualmente, atuo como assessora de comunicação na Secretaria Municipal de Saúde, onde também desempenho funções na Secretaria Municipal de Comunicação como social media, roteirista e filmmaker. Meu trabalho envolve desde a criação de conteúdo estratégico até a produção de materiais audiovisuais, sempre com foco em uma comunicação clara, criativa e eficaz.

Mais publicações de Sarah Monte Lopes Verificado

Assessora de Comunicação