Foto: Jesiel Braga/PMM
A Prefeitura de Macapá participou nesta segunda-feira (06), do encontro que compõem o Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27), para alinhar prioridades e desafios rumo à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30) que acontecerá em novembro em Belém (PA). O objetivo é reafirmar a importância de ações coordenadas e participativas, promovendo um impacto positivo para o futuro da região.
Com a temática “Escuta das Prioridades e Desafios das Capitais Amazônicas rumo à COP30”, a ocasião promovida pelo Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI) e Fundação Konrad Adenauer (KAS), foi um importante espaço de diálogo voltado à identificação das demandas locais e à construção de estratégias integradas para o fortalecimento das políticas públicas ambientais e o avanço de uma agenda sustentável comum entre as capitais da região.
O evento incluiu ainda uma sessão de síntese dos pontos comuns, que subsidiará a elaboração da Carta CB27, documento que reunirá os compromissos e encaminhamentos pactuados entre as capitais amazônicas. A carta servirá como base para fortalecer a atuação do Fórum CB27 em nível nacional e internacional, reforçando o papel estratégico da Amazônia no debate climático global.
Valcir Marvulle, Secretário Municipal de Meio Ambiente | Foto: Jesiel Braga/PMM
“A presença da Prefeitura de Macapá neste encontro reforça o compromisso da gestão municipal com a agenda ambiental, priorizando o planejamento sustentável, o enfrentamento das mudanças climáticas e a cooperação regional. É uma satisfação fazer parte deste momento das tomadas de decisão para uma cidade ainda mais verde”. Destacou Valcir Marvulle, Secretário Municipal do Meio Ambiente.
Bianca Cantoni, coordenadora de Relações Institucionais e Advocacy do ICLEI | Foto: Jesiel Braga/PMM
Bianca Cantoni, coordenadora de Relações Institucionais e Advocacy do ICLEI América do Sul, destacou o papel da organização no apoio aos governos locais para o fortalecimento das agendas ambientais.
”Nosso foco neste encontro foi destacar as principais prioridades das capitais amazônicas e, a partir delas, criar um espaço de convergência dentro do CB27, que possibilite fortalecer e integrar essas agendas de forma colaborativa”, disse.