Skip to content

Prefeitura de Macapá leva serviços e conscientização à comunidade do Porto do Céu com ação itinerante do Cras Igualdade

Ação celebra o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil com atendimentos sociais, de saúde e atividades educativas no bairro Coração

Por Fabio Costa - Secretaria Municipal de Assistência Social

Ação aconteceu nesta quinta-feira, 12, na comunidade de Porto do Céu, distrito do Coração, zona oeste de Macapá.

Em alusão ao Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, comemorado em 12 de junho, a Prefeitura de Macapá promoveu nesta quarta-feira a ação “Cras Igualdade Itinerante” na Associação do Porto do Céu, localizada no bairro Coração. A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), busca fortalecer a rede de proteção social, ampliar o acesso a serviços públicos e conscientizar a população sobre os riscos e consequências do trabalho infantil.

A programação contempla uma série de atividades voltadas para crianças, adolescentes e famílias da comunidade. Entre os serviços ofertados estão palestras educativas, contação de histórias, atividades lúdicas e atendimento para atualização do Cadastro Único, orientações sobre o Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), emissão de documentos, atendimento psicológico, consultas médicas e odontológicas, vacinação, testes rápidos e serviços de estética.

A moradora da comunidade e presidente da Associação de Moradores do Quilombo São José do Mapatapi, Maria Silva, celebrou a realização da ação.

“Fico muito feliz da Secretaria ter pensado em trazer essa ação para a nossa comunidade, porque pra gente é muito importante ter acesso a esses serviços, além das palestras sobre o trabalho infantil, pois as pessoas precisam se conscientizar que o lugar das crianças é na escola, brincando e sendo feliz”, afirmou.

A ação conta com o apoio do Conselho Tutelar da Zona Oeste, da Unidade Basica de Saúde do distrito do coração e das equipes técnicas da Semas, que atuam diretamente no acompanhamento de famílias em situação de vulnerabilidade. O objetivo principal é fortalecer vínculos familiares, promover o acesso a direitos e combater práticas que coloquem em risco o desenvolvimento de crianças e adolescentes, como o trabalho infantil.

O secretário municipal de Assistência Social, Pedro Filé, destacou a importância de manter ações contínuas voltadas à proteção de crianças e adolescentes.

“Embora a gente tenha um dia simbólico para esse assunto, é importante que esse trabalho de conscientização seja todos os dias. E quanto mais a gente puder ter essas ações itinerantes, a gente acaba facilitando os acessos aos serviços que a assistência social tem a oferecer e precisa alcançar as pessoas”, afirmou.

A ação “Cras Igualdade Itinerante” integra o calendário permanente de atividades da Prefeitura de Macapá e reafirma o compromisso do município com a inclusão social, a dignidade e a proteção de suas comunidades, fortalecendo ações integradas entre Cras, Conselho Tutelar, escolas, unidades de saúde e programas sociais, que atuam de forma articulada para garantir o desenvolvimento seguro e saudável de crianças e adolescentes.

Galeria de Imagens | Fotógrafo: André Valente/PMM

Luiz Fabio Costa Maciel

Luiz Fabio Costa Maciel

Verificado
Assessor de Comunicação
15 matérias publicadas

Luiz Fabio Costa Maciel atua na área da comunicação há quatro anos. Iniciou sua trajetória como social media na Secretaria Extraordinária de Juventude do Amapá e campanhas eleitorais. Foi assessor de comunicação nas secretarias estaduais de Trabalho e Empreendedorismo e de Desenvolvimento Rural. Atualmente, é assessor de comunicação na Secretaria Municipal de Assistência Social de Macapá. É estudante de Jornalismo na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

Mais publicações de Luiz Fabio Costa Maciel Verificado

Assessor de Comunicação