Foto: Jesiel Braga/PMM
A Prefeitura de Macapá realizou neste sábado (30), mais uma edição do programa “Saúde Para Todos”, desta vez no bairro Jardim Felicidade II. A iniciativa levou serviços de atenção básica e especializada com equipe multiprofissional integrada para atender a população, com o objetivo de aproximar a rede pública da comunidade local.
A ação contou com o apoio da Cruz Vermelha e da instituição religiosa Monte Sinai. Foram disponibilizados serviços médicos, de enfermagem, nutrição, odontologia e psicologia, além da coleta de PCCU, exames laboratoriais, vacinação, dispensação de medicamentos e ainda serviços farmacêuticos e encaminhamentos para especialidades.
A iniciativa beneficiou os moradores da região, que tiveram a oportunidade de receber orientações, realizar consultas e acessar procedimentos de forma prática, gratuita e acessível. De acordo com a equipe, o cronograma do programa foi planejado para ocorrer a cada 15 dias, garantindo duas edições por mês durante os sábados em diferentes comunidades de Macapá.
Secretária Erica Aymoré | Foto: Jesiel Braga/PMM
A Secretária Municipal de Saúde, Erica Aymoré destacou a importância do programa na ampliação do acesso da população aos serviços básicos.
“O programa percorre bairros, residenciais e distritos, levando atendimento direto às comunidades. Hoje, estamos na Zona Norte. E essa é mais uma ação que permite que mais famílias sejam alcançadas, reduzindo barreiras de acesso e fortalecendo a atenção primária em saúde como porta de entrada do sistema”, afirmou.
Raimundo Lima | Foto: Jesiel Braga/PMM
Raimundo Lima de Matos Filho, de 34 anos, morador do Jardim Felicidade II, participou pela primeira vez de uma ação de saúde. Ele buscou atendimento odontológico e clínico geral, acompanhado da esposa, e destacou a importância da iniciativa gratuita, que permitiu que ele e a família, tivessem acesso à saúde de qualidade.
“Fiquei satisfeito com o atendimento. Vim com minha esposa para fazer consulta odontológica e também com o clínico geral. A gente sempre procura cuidar da nossa saúde e, com esse programa, fica mais fácil ter acesso a esses serviços”, destacou.