Serviços foram ofertados gratuitamente para a população | Foto: Etienice Silva/PMM
A Prefeitura de Macapá, por meio do Instituto Municipal de Promoção de Igualdade Racial (Improir), promoveu a ação “Saúde nos Terreiros”, um evento de atendimento à saúde e assistência social destinado às comunidades tradicionais de matriz africana. O evento aconteceu no Congá São Jorge, no bairro Jardim 1.
A iniciativa, que faz parte das celebrações do Mês da Consciência Negra, teve como objetivo levar uma gama de serviços essenciais diretamente para as comunidades, garantindo acesso a cuidados de saúde e assistência social em um ambiente mais acolhedor e próximo da realidade dessas populações.
Durante os dois dias de evento, foram disponibilizados mais de 15 tipos de atendimento, como exames de glicemia, HIV, sífilis, hepatites, PCCU, além de aferição de pressão arterial e IMC (Índice de Massa Corporal). Os atendimentos também incluíram consultas e orientações nas áreas de saúde da mulher, psicologia, assistência social, nutrição e pedagogia, além de serviços de corte de cabelo e atividades lúdicas para as crianças.
A ação contou com a participação de outros equipamentos da Prefeitura de Macapá, como a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), CRAS, SEMDUH, CTMAC e FUMCULT, além de parceiros externos como IJOMA, UNIFAP (Liga de Fisioterapia) Estácio e UNAMA.
Ester Santos, moradora do bairro Jardim Felicidade 1 e filha de santo do Congá São Jorge | Foto: Etienice Silva/PMM
Serviços de saúde bucal fizeram parte dos atendimentos ofertados | Foto: Etienice Silva/PMM
“Para nós, que somos uma comunidade afro-religiosa, essa ação tem um valor imenso, pois conseguimos receber diversos atendimentos em um único lugar. Está sendo tudo muito rápido e bem organizado, e os profissionais que estão aqui são excelentes”, afirmou Ester Santos, moradora do bairro Jardim Felicidade 1 e filha de santo do Congá São Jorge.
Quebrando barreiras e promovendo a inclusão
O evento “Saúde nos Terreiros” também foi uma oportunidade para combater o preconceito e a intolerância religiosa que frequentemente afetam as comunidades tradicionais de matriz africana. De acordo com Paulo Roberto, diretor do Instituto Municipal de Promoção de Igualdade Racial (IMPROIR), a ação é parte de um esforço contínuo para promover a inclusão e garantir que os serviços públicos cheguem até aqueles que mais precisam:
“Essa ação ganha um significado ainda mais profundo no mês da Consciência Negra, pois visa promover a inclusão e o cuidado dessas populações, que enfrentam desafios como o preconceito e a intolerância religiosa.”
Paulo Roberto, diretor do Instituto Municipal de Promoção de Igualdade Racial (IMPROIR) | Foto: Etienice Silva/PMM
Mãe Carmen de Oyá, mãe de santo do Congá São Jorge | Foto: Etienice Silva/PMM
Mãe Carmen de Oyá, mãe de santo do Congá São Jorge, destacou a importância da parceria entre o poder público e as comunidades tradicionais. “O mais importante é que estamos garantindo direitos. Buscamos essa parceria para que nossa população seja atendida da maneira que realmente precisa, com dignidade. E com a ajuda da Prefeitura, do IMPROIR e de diversas outras instituições, conseguimos reunir nossa comunidade e absorver todos os serviços que estão sendo oferecidos.”
Acesso à saúde e dignidade para todos
A ação também teve como foco garantir o acesso a serviços de saúde e assistência social para populações que, muitas vezes, enfrentam barreiras para acessar esses direitos. Mayla Carvalho, gestora da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), afirmou: “Levar serviços socioassistenciais para todos os cantos de Macapá é um compromisso fundamental com a nossa população. Estamos aqui fortalecendo a política dentro da comunidade de matriz africana, através de atualizações cadastrais, orientações com psicólogos e outros atendimentos do CRAS.”
A ação se mostrou como uma oportunidade de promover a saúde e o bem-estar das comunidades tradicionais, ao mesmo tempo, em que fortaleceu a união entre as instituições públicas e as populações vulneráveis. Promovendo um momento de união, transparência e fraternidade, garantindo que os serviços cheguem realmente às pessoas que mais precisam.
O evento “Saúde nos Terreiros” reflete um compromisso contínuo da Prefeitura de Macapá em promover a igualdade e o acesso aos serviços públicos essenciais para todos.
| Fotos: Etienice Silva/PMM