Foto: Sarah Lopes/PMM
A Prefeitura de Macapá lançou nesta quinta-feira (28) o projeto Madrinhas da Amamentação, na comunidade do Carmo do Maruanum. A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) tem como objetivo capacitar lideranças comunitárias para orientar sobre amamentação e o período do pós-parto, ampliando os cuidados voltados à saúde da mulher e da criança.
O lançamento aconteceu na Unidade Básica de Saúde (UBS) Carmo do Maruanum, que se transformou em espaço de aprendizado e troca de experiências. Durante o encontro, profissionais do Departamento de Ciclos de Vida ministraram palestras e atividades práticas sobre os benefícios do aleitamento materno, técnicas de amamentação e ainda esclareceram dúvidas sobre mitos e verdades relacionados ao tema.
Orlandina da Silva | Foto: Sarah Lopes/PMM
A produtora rural, Orlandina da Silva, destacou a importância da ação e o impacto que terá na vida das mães da região. “Cada aprendizado é uma forma de fortalecer e apoiar as mulheres da comunidade. Esse projeto vai ajudar muitas mães a se sentirem mais seguras no início da maternidade”, afirmou.
O “Madrinhas da Amamentação” nasce como uma extensão do projeto Flor de Dandara, que atua na redução da mortalidade materna de mulheres negras, com foco no fortalecimento do pré-natal e no acompanhamento integral das gestantes e puérperas residentes em comunidades quilombolas.
A secretária municipal de saúde, Dra. Erica Aymoré, ressaltou que a iniciativa amplia o alcance das políticas públicas de atenção à mulher.
“O projeto Flor de Dandara já é uma grande conquista e agora, com o Madrinhas da Amamentação, damos mais um passo para garantir às mulheres da comunidade cuidado integral no pré e no pós-parto. É um trabalho que amplia a rede de apoio e salva vidas”, destacou.
Com a implementação do novo projeto, a Prefeitura de Macapá reafirma o compromisso com a promoção da saúde integral da mulher e suporte contínuo em todas as etapas da maternidade.